Aumenta número de famílias inadimplentes em maio ante abril

Fatia de famílias com dívidas ou contas em atraso passou de 23,0% em abril para 23,6% em maio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Daniela Amorim (Broadcast) e da Agência Estado

O número de famílias inadimplentes aumentou na passagem de abril para maio, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A fatia de famílias com dívidas ou contas em atraso passou de 23,0% em abril para 23,6% em maio. Foi o quarto mês consecutivo de alta.

PUBLICIDADE

Também aumentou o montante de pessoas que declararam que não terão condições de pagar suas contas, de 6,9% em abril para 7,8% em maio.

Entretanto, recuou o porcentual de famílias endividadas em maio. A fatia que relatou possuir dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro recuou de 56,8% em abril para 55,9% em maio. Em maio de 2011, o porcentual de endividados estava em 64,2%.

Cartão de crédito

Publicidade

O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida das famílias em maio. Entre as famílias endividadas, 74,8% declaram possuir dívidas em cartão de crédito.

O segundo tipo de dívida mais citada foi o carnê de loja, apontado por 20,4% dos consumidores endividados. E, em terceiro lugar, figurou o crédito pessoal, citado por 13,3%.

Entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos (até R$ 6.220,00), o cartão de crédito esteve ainda mais presente entre as dívidas, sendo apontado por 75,2% dos entrevistados. O carnê de loja ficou em segundo lugar entre os principais tipos de dívidas, apontado por 21,1% das famílias endividadas nessa faixa de renda, enquanto o crédito pessoal foi citado por 13,4% dos consultados que possuem algum tipo de dívida.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.