THE WASHINGTON POST - Rupert Murdoch, que se casou quatro vezes e está divorciado aos 92 anos, não vai deixar a idade ou as experiências conjugais anteriores atrapalharem um novo começo. O bilionário barão da mídia disse que planeja se casar pela quinta vez.
Murdoch anunciou que está noivo mais uma vez, desta vez de Ann Lesley Smith, de 66 anos, ex-modelo, cantora e compositora, apresentadora de talk show de rádio e capelã da polícia em São Francisco. O casal se conheceu no ano passado.
Leia também
Murdoch está saindo do divórcio com Jerry Hall, a modelo e atriz com quem se casou em 2016. Murdoch se divorciou de Hall, mãe de quatro filhos do cantor Mick Jagger, dos Rolling Stones, no ano passado.
Murdoch deu a notícia de seu noivado no New York Post, o tabloide que ajudou a lançar sua incursão no mercado de mídia americano e global, quando o imigrante australiano o comprou em 1976.
As empresas lideradas por Murdoch desde então fundaram ou adquiriram a rede de TV Fox, o canal Fox News, o Wall Street Journal e a editora de livros HarperCollins, entre dezenas de outras empresas.
“Eu estava muito nervoso”, disse Murdoch à colunista de fofoca do Post Cindy Adams (ela mesma com 92 anos) sobre seu relacionamento com Smith. “Eu temia me apaixonar - mas sabia que esta seria a minha última. É melhor que seja. Estou feliz.”
Smith, casada duas vezes, é viúva de Chester Smith, um ex-cantor country e radialista que foi fundamental na fundação da Univision, a rede de TV em língua espanhola.
Ela disse a Adams: “Sou viúva há 14 anos. Como Rupert, meu marido era empresário. Trabalhou para jornais locais, desenvolveu estações de rádio e TV e ajudou a promover a Univision. Portanto, eu falo a língua de Rupert. Nós compartilhamos as mesmas crenças.”
O casal se conheceu em setembro em uma recepção na casa e vinícola de Murdoch em Bel Air, Califórnia.
Os casamentos anteriores de Murdoch geraram seis filhos, incluindo quatro filhos adultos - Prudence, Elisabeth, Lachlan e James - que tiveram papéis na operação de suas empresas. Ele também tem duas filhas, Grace e Chloe, de seu casamento com sua terceira esposa, Wendi Deng, de quem se divorciou em 2013 após 14 anos juntos.
A Fox Corp. de Murdoch atualmente enfrenta um processo de US$ 1,6 bilhão movido pela Dominion Voting Systems, uma empresa de Denver que alega que os apresentadores e convidados da Fox News a difamaram repetidamente, vinculando-a falsamente a supostas trapaças para tirar do presidente Donald Trump uma vitória eleitoral em 2020.
Mensagens privadas descobertas na fase de apresentação de provas do processo mostraram que Murdoch duvidou das alegações de Trump de que a eleição havia sido “roubada” dele, mas a Fox continuou a divulgar as alegações mesmo assim. Ele também reconheceu em um depoimento que tinha o poder de interromper a falsa narrativa, mas se recusou a intervir.
De acordo com o depoimento de Murdoch, os apresentadores da Fox Sean Hannity, Maria Bartiromo, Lou Dobbs e Jeanine Pirro “endossaram” as alegações de que a Dominion havia trocado votos de forma fraudulenta para o presidente Biden, mas ele negou que a Fox News ou a Fox Corp. tenham endossado a ideia.
Os advogados da Fox estão buscando o arquivamento do processo da Dominion esta semana, argumentando que os comentários da Fox eram protegidos pela Primeira Emenda. Um juiz agendou um julgamento para o próximo mês.
A Fox também está enfrentando acusações semelhantes de uma segunda empresa de tecnologia de votação, a Smartmatic, que entrou com uma ação de US$ 2,7 bilhões contra a Fox no ano passado.
De acordo com Adams, Murdoch selou seu noivado com Smith com um anel de diamante que ele escolheu e deu de presente no Dia de São Patrício em Nova York.
“Nós dois estamos ansiosos para passar a segunda metade de nossas vidas juntos”, disse Murdoch, que completou 92 anos no início deste mês.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.