BMW vai montar carros híbridos, a gasolina e elétrico, em Santa Catarina

Esse será o primeiro carro premium com a tecnologia híbrida plug-in produzido na América do Sul; montadora avalia novo ciclo de investimentos no Brasil a partir do ano que vem

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Eduardo Laguna
Atualização:

A BMW anunciou nesta quarta-feira que vai produzir carros híbridos na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. O modelo será o utilitário esportivo X5 em sua versão híbrida plug-in - ou seja, combina um motor movido a gasolina a outro elétrico, com bateria carregada na tomada.

PUBLICIDADE

Segundo a marca alemã, este será o primeiro carro premium com a tecnologia híbrida plug-in produzido na América do Sul. A eletrificação faz parte do plano de investimentos de R$ 500 milhões anunciado em 2021. Um novo ciclo de investimento no Brasil está sendo avaliado pela montadora para a partir do ano que vem. Em Araquari, a BMW produz atualmente quatro modelos: X1, X3 e X4, além do BMW Série 3.

Com mais de 15 mil carros vendidos em 2023, a BMW já é há cinco anos líder no mercado de automóveis de luxo no Brasil. “Agora, vamos subir a barra para continuar moldando o futuro da mobilidade premium, de forma eletrificada”, disse Reiner Braun, presidente e CEO do grupo na região ao anunciar o X5 híbrido, cuja produção em Araquari começa no último trimestre deste ano.

Fábrica de Araquari (SC), onde modelos híbridos plug-in serão produzidos Foto: BMW / Divulgação

A plataforma da BWM em Araquari tem flexibilidade para produzir, a depender da demanda do mercado, tanto carros convencionais a combustão interna, movidos a gasolina ou etanol (flex), quanto modelos híbridos e elétricos.

Em dezembro, a BMW anunciou o objetivo de ampliar a produção de Araquari em 10%, para 11 mil unidades a cada ano. Mais de 50 funcionários foram contratados para apoiar o aumento da produção.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.