Carros elétricos: 5 razões que fizeram a chinesa BYD se tornar o pesadelo da Tesla

Baixo custo de produção, expertise em produtos elétricos e subsídios bilionários do governo chinês ajudam a explicar o desempenho da montadora, que desbancou a rival norte-americana

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A chinesa BYD ultrapassou a norte-americana Tesla nas vendas mundiais de carros totalmente elétricos no final de 2023. Atualmente, a empresa asiática está construindo linhas de montagem no Brasil, Hungria, Tailândia e Uzbequistão e se preparando para fazê-lo na Indonésia e no México. Além disso, está expandindo rapidamente as exportações para a Europa e está prestes a ultrapassar o Grupo Volkswagen, que inclui a Audi, como líder de mercado na China.

Automóvel modelo Yangwang, marca de luxo da BYD, no salão do automóvel em Xangai, na China, em abril de 2023. Foto: Qilai Shen/The New York Times Foto: QILAI SHEN

Confira abaixo cinco motivos que levaram ao crescimento global da BYD, listados em reportagem do jornal The New York Times.

1 - Domínio da China nos produtos elétricos

Com sede em Shenzhen, o centro da indústria eletrônica da China, a BYD mostrou como os fabricantes de automóveis chineses podem explorar o domínio do país nos produtos elétricos. Nenhuma empresa se beneficiou tanto da adesão da China aos automóveis elétricos.

2 - Subsídios bilionários do governo

Os relatórios anuais da companhia mostram um total de US$ 2,6 bilhões em assistência governamental de 2008 a 2022.

3 - Larga oferta e baixos custos de produção

A China construiu fábricas suficientes para produzir mais do que o dobro da quantidade de carros que o seu mercado pode comprar. Isso levou a uma guerra de preços, especialmente entre a BYD e a Tesla. Um dos mais novos modelos da BYD, o subcompacto Seagull, custa menos de US$ 11 mil.

Publicidade

Sede da BYD em Shenzhen, na China. Foto: Gilles Sabrié/The New York Times.  Foto: GILLES SABRIÉ

4 - Expansão das exportações

A BYD está liderando o esforço de exportação de carros elétricos da China e está construindo rapidamente os maiores navios transportadores de automóveis do mundo para transportá-los. O primeiro dos navios, o BYD Explorer No. 1, está em sua viagem inaugural de Shenzhen, com 5 mil carros elétricos a bordo, e deverá chegar à Holanda em 21 de fevereiro.

5 - Reformulação do design

PUBLICIDADE

Em 2016, a BYD contratou Wolfgang Egger, um proeminente designer da Audi, que, por sua vez, contratou centenas de outros engenheiros automotivos com gostos ousados. Eles redesenharam completamente os modelos da marca.

Leia aqui a versão integral desta reportagem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.