
O Carrefour anunciou ontem a chegada de uma nova bandeira de atacado de autosserviço no País. A primeira loja da rede de origem espanhola Supeco será aberta ao público hoje, em Sorocaba (SP).
O Supeco, bandeira internacional do grupo Carrefour, tem a proposta de complementar a atuação da companhia no chamado "atacarejo". Dentro do segmento, a empresa é dona do Atacadão no Brasil. Essa rede, aliás, vinha respondendo pela maior parte dos resultados da multinacional francesa no País nos últimos anos, segundo fontes de mercado.
A nova bandeira do grupo Carrefour deve auxiliar a empresa na expansão do formato para grandes cidades e capitais, afirmou ontem o diretor geral do Atacadão, Roberto Müssnich.
A empresa não revelou quantas inaugurações da Supeco estão previstas para o País. O presidente do grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, reiterou a meta da empresa de inaugurar 20 lojas entre junho deste ano e junho de 2015, em todos os formatos. A meta inclui não só Atacadão e Supeco, mas também a nova bandeira de minimercados, o Carrefour Express, lançada este ano e que, até agora, tem duas unidades.
Atacarejo. A entrada do Carrefour no chamado "atacarejo" se deu em 2007, quando o grupo comprou o Atacadão no Brasil.
A segunda bandeira desse nicho chega depois de lojas Supeco terem sido testadas na Espanha. Hoje, o grupo tem dez lojas da bandeira na Espanha e uma na Romênia. Adquirida pelo Carrefour na Espanha nos anos 1990, a marca Supeco ficou "engavetada" durante anos até ser recuperada em 2012, disse Müssnich.
O executivo responsável pelo atacado de autosserviço descartou que o Supeco possa "canibalizar" o Atacadão. Embora as duas bandeiras atendam ao mesmo tipo de cliente - pequenos comerciantes -, a área das lojas Supeco é menor. As unidades têm entre 1,5 a 3 mil m², enquanto lojas Atacadão têm cerca de 7 mil m².
Mesmo com o lançamento de novas bandeiras, Desmartis, presidente do grupo, não descartou que a companhia possa retomar a expansão dos tradicionais hipermercados Carrefour. "Não abrimos hipermercados há quatro anos, mas falamos em relançar a expansão, embora com cautela", afirmou. Em relação ao Atacadão, no entanto, a previsão é de inauguração de 8 a 12 lojas por ano pelo menos nos próximos dois anos.