CCR ViaOeste entra para a história das concessões rodoviárias no Brasil

Após 27 anos, término da gestão da CCR sobre o Sistema Castello-Raposo deixa um legado de evolução e inovação

Por CCR ViaOeste e Estadão Blue Studio
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Desde 1998, quando a CCR ViaOeste assumiu a concessão do Sistema Castello-Raposo, foram investidos mais de R$ 9,5 bilhões na ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária desse corredor viário, um dos mais importantes do Estado de São Paulo. O ciclo de investimentos trouxe resultados expressivos, como a redução de 41% no índice de acidentes e de 57% na ocorrência de mortes, além de influenciar o desenvolvimento das cidades localizadas ao longo das rodovias.

Melhorias implementadas contribuíram para reduzir em 41% o índice de acidentes e em 57% a ocorrência de mortes Foto: Tiago Queiroz/Estadão Blue S

Por tudo isso, o término do contrato, em março de 2025, marca o encerramento de uma gestão que deixa um legado robusto em infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico. “Foram 27 anos de evolução, não apenas em termos de rodovias, mas também na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham na região”, enfatiza Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias. Hoje, mais de 724 mil motoristas se beneficiam diariamente das melhorias realizadas.

Uma das principais iniciativas foi a implantação das marginais da Castello Branco, o que melhorou a fluidez do trânsito e impulsionou o desenvolvimento de polos empresariais como Alphaville e Barueri. Neste momento, a CCR ViaOeste está trabalhando nas obras de ampliação das marginais, em Barueri, que depois de concluídas irão transformar ainda mais a região e consolidar o legado da concessionária.

Investimentos em tecnologia aprimoraram o monitoramento das rodovias Foto: TIAGO QUEIROZ

Na Raposo Tavares (SP-270), a CCR ViaOeste realizou obras importantes, como duplicações entre Cotia e Sorocaba, faixas adicionais, retornos e melhorias em acessos, que proporcionaram maior segurança viária e conforto ao motoristas. Além disso, a CCR ViaOeste também implantou os contornos de São Roque e Brigadeiro Tobias, o que melhorou a condição de fluidez da via.

A concessionária também construiu uma nova interligação entre a Raposo Tavares e a Castelinho, a Rodovia Celso Charuri (SPA 091/270), permitindo a melhor distribuição do tráfego na região de Sorocaba.

A reestruturação do modelo de pedágio foi uma das mudanças mais significativas da concessão. No início, apenas algumas praças eram tarifadas, o que impactava motoristas de longa distância. A adoção de um modelo com tarifas menores, cobradas em mais pontos, aumentou o equilíbrio do sistema. “Ajustamos o modelo tarifário para tornar a rodovia mais justa e eficiente”, afirma o presidente da CCR Rodovias.

O compromisso da concessionária com as comunidades vizinhas envolveu projetos educacionais e sociais, como o Caminhos para a Cidadania, que promove educação para o trânsito em escolas públicas, e o Caminhos para a Saúde, voltado a bem-estar, prevenção de doenças e segurança viária para os caminhoneiros.

A evolução da segurança foi outro pilar da gestão: viaturas de inspeção de tráfego, guinchos, ambulâncias e monitoramento por câmeras passaram a garantir socorro rápido e eficiente aos motoristas. Apenas nos últimos quinze anos, por exemplo, foram mais de 69 mil atendimentos médicos ao longo do período de concessão – incluindo 11 partos.

Os novos desafios

Com o término do contrato, a operação do Sistema Castello-Raposo será redistribuída para novas concessionárias. A CCR seguirá atuando na região por meio da nova concessionária, a CCR Sorocabana, que administrará 460km de rodovias em 17 cidades do Sudoeste Paulista

“Encerramos a operação da CCR ViaOeste com a certeza de que deixamos uma contribuição positiva para os municípios e para os motoristas. O que vem pela frente são rodovias cada vez mais tecnológicas e seguras, com sistemas avançados de monitoramento e de gestão”, afirma Camargo.

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