Em uma área de construção de 400 mil metros quadrados e com um investimento de mais de US$ 1 bilhão, a China inaugurou em setembro o maior parque temático coberto do mundo, o Chimelong Spaceship — a Nave Espacial Chimelong, em português. Localizado na cidade de Zhuhai, um dos principais destinos turísticos do país pela alta concentração de resorts, o parque ainda quebra outro seis recordes mundiais, que vão de tamanho de aquário à altura de onda artificial.
O nome do parque se deve ao seu formato, já que a construção, vista de fora, lembra uma nave espacial futurística. A “nave” está localizada no Chimelong International Ocean Resort, perto do Chimelong Ocean Kingdom, o maior parque temático marinho do mundo, sendo mais um empreendimento da Chimelong, que é conhecida como a principal marca de turismo da China. O parque levou 12 anos para ser finalizado e custou US$ 1,1 bilhão, segundo o The Sun.
O empreendimento se divide em 15 áreas temáticas principais, que incluem atrações e decorações de espaço sideral, corais marinhos, cânions, mundo cósmico e mais. De acordo com a empresa, o espaço também visa a conservação ambiental, com 400 espécies e quase 150 mil animais marinhos raros de vários tipos, como populações de peixes-boi, vários tipos de comunidades vivas de corais e raias de água doce.
De 2013 a 2015, de acordo com a imprensa chinesa, o Grupo Chimelong introduziu nove orcas em seus empreendimentos. Na espaçonave, um ambiente que pretende restaurar o habitat natural destas orcas, com mais de 12 milhões de galões de água, foi construído. De acordo com o parque, há sistemas de monitoramento ambiental e sistemas de filtragem de ar, instalações médicas para os animais e especialistas em conservação envolvidos no processo.
Com isso, o parque foi registrado no Guinness Book tendo o maior tanque de aquário. Além deste e do recorde de maior parque indoor do mundo, o Chimelong Spaceship ainda deteve, no livro mundial de recordes, os títulos de “maior capacidade para um simulador de movimento sentado” pela atração “Aventura nas Bermudas”, de “maior onda artificial interna”, com 3,2 metros de altura, de “maior aquário”, de “maior tela de projeção curva” e de “maior exposição de recifes de corais vivos”.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.