ExpoManagement espera recorde

A edição deste ano da HSM ExpoManegement, maior evento de gestão da América Latina, deve bater o recorde de público de seus 10 anos de existência. São esperados 25 mil visitantes para a maratona de palestras, marcadas para o período de 8 a 10 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, que reunirá um plantel de gurus corporativos. Entre os palestrantes, figuram nomes como os americanos Jim Collins, autor do best seller Empresas Feitas para Vencer, considerado o sucessor do lendário Peter Drucker, Philip Kotler, uma das referência do marketing, e o inglês Terry Leahy, CEO da Tesco, a maior rede britânica de varejo. No ano passado, foram 17 mil participantes.

PUBLICIDADE

Publicidade
Atualização:

Segundo Marcos Braga, presidente da HSM, que em agosto passou a ser controlada pela Geo Eventos, associação entre a Globo Participações e a RBS, o investimento na edição, incluindo as despesas com o cachê dos especialistas, chegou a cerca de R$ 10 milhões. Trata-se de uma quantia significativa para um empresa que faturou R$ 41 milhões em 2009. "Alguns dos palestrantes chegam a cobrar US$ 200 mil", afirma Braga.

PUBLICIDADE

O custo elevado explica o preço salgado a ser pago pelos executivos e empresários que se dispuserem a participar da ExpoManagement - entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, dependendo do pacote. Ao todo, 1,5 mil profissionais trabalharão na organização do evento, que contará com 200 horas de palestras proferidas nos diversos auditórios, mostras e 70 estandes. "Trata-se de um grande mosaico de tudo que existe em gestão na atualidade", diz Braga. "Vamos discutir também os novos desafios das empresas, tais como lidar com a geração Y e a sustentabilidade."

Ex-tenista da Copa de Davis de 1982, Braga afirma que o próximo passo da HSM será o investimento na educação continuada de executivos. "Mais de metade das empresas brasileiras queixa-se de que não tem na liderança profissionais com as características de gestão necessárias para seu desenvolvimento", diz Braga. "Esse é um vasto mercado a ser explorado."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.