MILÃO - Luciano Benetton, cofundador da marca de moda, anunciou que está deixando o cargo de presidente de conselho da empresa, em entrevista publicada neste sábado, 25, pelo jornal italiano Corriere della Sera.
Ele culpou a gestão atual pelas perdas de 100 milhões de euros (R$ 561 milhões pelo câmbio atual) que descobriu no ano passado.
Benetton, de 89 anos, regressou à marca como presidente do conselho em 2018, após ter deixado o cargo em 2012. Ele culpou um CEO contratado em 2020 e sua equipe de pelas perdas.
“Resumindo: confiei neles e cometi um erro”, disse. Ele acrescentou que tomou conhecimento pela primeira vez de que as perdas estavam se acumulando em setembro.
A marca tem sofrido com a concorrência de empresas de “fast-fashion”. Sindicatos estimam os prejuízos do grupo em 1 bilhão de euros (R$ 5,61 bilhões) desde 2013.
O mandato de Luciano termina em junho, junto do da diretoria da holding da família Benetton, a Edizione SpA, que deverá nomear uma nova administração. O presidente da holding é o filho de Luciano, Alessandro./Associated Press
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.