EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Bastidores do mundo dos negócios

Abra, dona da Gol, monta time jurídico para assessorar fusão com Azul

Empresa contratou escritórios de advocacia do Brasil e dos EUA

A expectativa é que a fusão, se for aprovada pelo Cade, ocorra em 2026 Foto: Carlos/Carlos - stock.adobe.com - 25/01/2025

A Abra, holding que é dona da Gol, se armou com um time de três assessores jurídicos para assessorar o processo de fusão da companhia área com a Azul e também as conversas com órgãos reguladores. Os escritórios de advocacia Wachtell, Lipton, Rosen & Katz, de Nova York, que já assessorou credores da Latam Airlines, e Pinheiro Guimarães, do Brasil, que já participou de negócios como a venda do controle da Wilson Sons para o grupo MSC, estão como consultores da potencial transação, que atualmente está em fase de “due dilligence”, com uma companhia avaliando mais em detalhes a outra.

PUBLICIDADE

O escritório Caminati Bueno Advogados está atuando como principal consultor antitruste da fusão, que precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é que a fusão, se for aprovada pelo órgão regulador, ocorra em 2026. As duas empresas assinaram em janeiro um memorando de entendimento não vinculante e estão neste momento, segundo uma fonte, “tentando entender melhor uma à outra”.

A Azul conclui sua reestruturação financeira, que ainda tem passos que precisam de aprovação de acionistas, em assembleia marcada para o dia 25, e a Gol deve sair em maio de seu processo de proteção de credores nos Estados Unidos, o chamado Chapter 11. A ideia é que, do ponto de vista financeiro, a junção crie uma empresa saudável, com nível de endividamento igual ou menor ao que a Gol sair do Chapter 11.

Grupo foi criado em 2022

O Grupo Abra foi criado em 2022 para ser um consolidador de companhias do setor aéreo. Além da Gol, o portfólio inclui a colombiana Avianca e a Wamos Air, espanhola especializada em arrendamento de aeronaves. O memorando de entendimento firmado entre Azul e Gol prevê que o grupo detenha mais de 10% das participações acionárias em circulação na nova companhia, fruto da fusão entre as aéreas brasileiras.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 11/02/2025, às 17:12.

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.