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Bastidores do mundo dos negócios

Banco Carrefour se prepara para ampliar antecipação de recebíveis e fazer cartão PJ

Foco é nos pequenos negócios que se abastecem nas lojas de rede Atacadão

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Foto do author Talita Nascimento
Atacadão é a bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil Foto: Eugenio Goulart

O Banco Carrefour se movimenta para ampliar sua oferta de crédito, dessa vez com foco nos pequenos negócios que se abastecem nas lojas do Atacadão, bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil. O Broadcast apurou que a instituição financeira, que já é um banco múltiplo, deve aumentar seu serviço de antecipação de recebíveis e trabalha para disponibilizar um cartão de crédito focado nesses clientes.

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O funcionamento do balcão de recebíveis, por meio do qual os comerciantes podem compartilhar com o banco tudo o que têm a receber em maquininhas de outras instituições, é fundamental para o maior oferecimento de crédito.

Fontes próximas à operação do Banco Carrefour explicam que o acesso da instituição às compras de abastecimento dos pequenos negócios já dá informações preciosas para a concessão de crédito responsável. No entanto, ter agora o acesso seguro às vendas desses comerciantes por outros adquirentes, dá ainda mais informações para basear a concessão.

Banco faturou R$ 15,9 bi no 1º trimestre

Hoje, o banco ainda é mais dependente em faturamento da operação de varejo do grupo. O Cartão Carrefour, usado no varejo do grupo, teve R$ 9 bilhões de faturamento no último trimestre, ante R$ 5,9 bilhões do cartão Atacadão, também voltado a pessoas físicas. O avanço da companhia sobre as pessoas jurídicas é, portanto, um marco importante. A companhia já tem o serviço de maquininhas desde 2022.

A companhia não corre sozinha nessa frente. O principal concorrente, Assaí, também já afirmou ter planos para avançar em serviços financeiros. No entanto, o Carrefour tem a vantagem de já ter uma estrutura mais robusta. O banco somou faturamento de R$ 15,9 bilhões no primeiro trimestre de 2024, com alta de 15,6% sobre o mesmo período de 2023. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 204 milhões, 4,6 vezes maior do que o do primeiro trimestre de 2023.

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Este texto foi publicado no Broadcast no dia 27/06/24, às 16h41.

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