Após inaugurar operações no México em 2020, a Bankuish chega ao Brasil. A plataforma, que permite o uso de dados de histórico de trabalho como garantia para acesso a crédito, quer explorar o mercado de 17 milhões de trabalhadores autônomos no País. A empresa atua como intermediária entre os usuários e os bancos, fornecendo uma análise das informações para as instituições financeiras e ofertas pré-aprovadas para o cliente escolher.
Os usuários integram suas contas bancárias em aplicativos de serviços à plataforma, conectando também seus perfis bancários com dados de open banking. Com isso, a Bankuish é capaz de analisar informações como renda mensal média agregada, horas trabalhadas, métricas de desempenho, padrões de localização e perfis de estabilidade. Esses dados geram uma pontuação, que é enviada para os bancos de forma anônima.
Produtos incluem empréstimos, seguros e cartões de crédito
A identificação do usuário só ocorre depois que ele seleciona uma das ofertas pré-aprovadas pelas instituições financeiras e aceita o compartilhamento integral das suas informações. Os produtos oferecidos incluem empréstimos pessoais ou para automóveis, seguros, cartões de crédito, entre outros.
A remuneração da Bankuish também ocorre logo após a contratação da oferta pelo cliente por meio do pagamento de uma taxa de originação pelos bancos. Na ponta dos usuários, o serviço é gratuito. Esse modelo diminui os riscos tanto para a empresa quanto para as instituições financeiras, enquanto amplia o acesso ao crédito para trabalhadores autônomos, segundo o CEO, José V. Fernández.
“Por meio da análise do histórico de trabalho, queremos diminuir o risco em fornecer crédito para um segmento da população que tem sido amplamente ignorado pelas instituições financeiras tradicionais”, afirma o executivo. Mais de 80% dos usuários afirmam ter tido acesso ao seu primeiro crédito formal por meio da plataforma, segundo levantamento da empresa.
Expectativa é que Brasil se torne principal mercado
Neste momento, as atenções se voltam para o Brasil, considerando o potencial do mercado. A expectativa de Fernández é que o País se torne o principal mercado para o crescimento da empresa, superando o México já em 2023. Ainda assim, os países vizinhos estão no radar. A empresa já entrou no Chile e pretende começar a atuar na Colômbia no primeiro trimestre de 2023. “Vemos muito espaço para crescer na América Latina”, comenta.
Atualmente, a Bankuish soma 160 mil usuários no México e no Brasil. Desde o início das operações, facilitou mais de 80 mil empréstimos aos seus usuários, com US$ 100 milhões em produtos originados.
Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 06/12/2022, às 15h02
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.