Com os homens à frente da intenção de compra na Black Friday (29/11), os brasileiros pretendem se mimar este ano. Com 89% da população - ou cerca de 144 milhões de pessoas - com planos de gastar na data, 85% deles pretendem se presentear, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro.
Ao contrário do que poderia ser o senso comum, os homens estão entre os brasileiros que mais planejam gastar na data, com 90% das intenções de compra. Entre eles, a maioria prevê comprar roupas e sapatos novos (68% e 66%, respectivamente), sendo que 55% querem levar algum eletrônico novo para casa.
Entre os brasileiros que planejam ir às compras, 65% vão aproveitar a promoção para comprar presentes para alguém, sendo que boa parte adiantará as compras de Natal. “Isso demonstra que os brasileiros preferem economizar do que deixar para a última hora e acabar gastando mais”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. “Embora as compras para presentear sejam menos frequentes entre os homens em comparação às mulheres, 62% deles pretendem comprar algo para dar de presente este ano.” As roupas lideram as intenções, com 24%, seguidas por calçados (18%) e eletrônicos (15%).
Roupas são mais desejadas
Entre as mulheres, 88% pretendem comprar algum item nesta Black Friday. As categorias de produtos mais desejadas por elas são roupas (76%), seguidas por produtos de beleza e perfumaria (75%), e calçados (66%). Além disso, 7 em cada 10 mulheres pretendem presentear alguém, especialmente em categorias como roupas (28%) e produtos de beleza (24%).
A pesquisa foi feita com 1.185 pessoas em todo o País, entre 4 e 13 de novembro.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 25/11/2024, às 16:41.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.