EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Carteira digital conjunta das operadoras pode virar realidade em breve

As grandes operadoras de telecomunicações podem chegar a um acordo nas próximas semanas sobre o projeto de criar uma carteira digital conjunta e padronizada do setor. A TIM é a principal defensora da proposta e tenta convencer as rivais Vivo, Claro e Oi a se unirem nesse empreendimento comum. Segundo a TIM, a negociação está "evoluindo, mas ainda não totalmente madura". A expectativa da operadora italiana, é concluir neste trimestre as tratativas que começaram ano passado.

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Circe Bonatelli

Em jogo. As carteiras digitais são plataformas oferecidas aos consumidores na forma de aplicativos para celulares. Permitem a execução de serviços financeiros como pagamentos, transferências, consulta de saldo, entre outros, e podem chegar até mesmo a contratação de seguro e crédito pessoal. No Brasil, é um mercado crescente e acirrado, no qual os competidores mais conhecidos são PagSeguro, Samsung Pay, Google Pay, PayPal, Mercado Pago, Apple Pay e Pic Pay.

Potencial. Com o lançamento de uma carteira digital conjunta, as teles veem espaço para oferecer serviços financeiros variados, de parceiros comerciais, em troca dos créditos oriundos das recargas - mercado que reúne em torno de 100 milhões de clientes pré-pagos e R$ 20 bilhões anuais em recargas.

contato: colunadobroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.