O empresário Nelson Tanure já está construindo um caminho para colocar na mesa uma proposta de fusão entre e a Rede Dia e o Grupo Pão de Açúcar (GPA). A Coluna do Broadcast apurou que o empresário tem uma fatia minoritária, de cerca de 5%, no GPA por meio de fundos nos quais é cotista relevante, ao lado de outros investidores. A estratégia vislumbrada daqui para frente é aumentar essa posição para ter uma fatia mais relevante na companhia e levar a proposta de fusão com o Dia ao conselho de administração do GPA. “Vamos ver a reação do mercado”, disse uma fonte, que atua no desenvolvimento da estratégia.
Todo o movimento só acontecerá após Tanure assumir o controle do Dia. Ele deve assumir o controle da rede de supermercados por meio do fundo de Investimento Multimercado Arila, conforme notificação enviada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Atualmente, a rede pertence ao fundo de investimento Lyra.
Segundo uma fonte próxima ao assunto, o desejo do empresário é criar a maior rede de supermercados de São Paulo, para aumentar o poder de negociação com os fornecedores e melhorar as margens de ambos os negócios. Entretanto, Tanure precisa antes receber aval do Cade para assumir o Dia e, na sequência, evoluir na reestruturação da varejista, que atravessa um processo de recuperação judicial. Sem que a casa esteja arrumada, dificilmente os acionistas do GPA serão convencidos a combinar os negócios.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 13/12/2024, às 17:19.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.