EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Complexidade, insegurança jurídica e preço baixo afastam empresas de PPPs

Mais da metade das companhias conhecem os setores, mas não se interessam pelo modelo

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Cristiane Barbieri
Desinteresse acontece mesmo após a contratação de mais de R$ 1 trilhão em investimentos. Foto: Fabio Motta/Estadão

Mesmo com o crescimento na agenda de Parcerias Público Privadas (PPPs), as empresas têm dedicado um olhar restrito a essas oportunidades de negócios. Para este ano, são previstos 69 leilões e projetos a serem assinados, que devem receber investimentos de R$ 126 bilhões.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, apenas 6% das empresas brasileiras atuam na área e já são concessionárias de PPPs. Outras 11% têm a intenção de avançar no segmento, segundo a pesquisa “Estratégias empresariais para o ambiente de negócios” da consultoria Deloitte. Além disso, 55% das entrevistadas conhecem o setor, mas não têm interesse em atuar em PPPs e 28% não conhecem a modalidade de maneira suficiente para levar adiante investimentos.

Entre os principais motivos estão insegurança jurídica (47%), complexidade do processo (34%), falta de transparência e contratos que visam preços baixos (32%), contratos inflexíveis (25%) e impossibilidade de atender a exigências de governança (14%).

Resistência acontece em meio a investimentos trilionários

Essa resistência acontece num cenário em que mais de 330 leilões e projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas foram entregues entre 2016 e março de 2024, em todas as esferas governamentais, conforme o relatório do Portal PPI (Programas de Parcerias de Investimento). Eles totalizaram R$ 1,25 trilhão em investimentos contratados.

A pesquisa da Deloitte foi feita com 411 empresas presentes no País, cujas receitas superam os R$ 2 trilhões ou 20% do PIB. Cerca de 90% dos entrevistados tinham cargos executivos (conselho, presidência, diretoria e gerência). A maior parte da companhias é da área de prestação de serviços (43%).

Publicidade

Este texto foi publicado no Broadcast no dia 10/06/24, às 16h42

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.