O comércio eletrônico já representa 10% do varejo no Brasil, e o número de consumidores online subiu para 68% da população no ano passado, três pontos porcentuais acima do observado em 2022. Os dados são da pesquisa E-Shopper Barometer, realizada pela empresa europeia de entregas Geopost, que pertence ao grupo francês La Poste e no Brasil controla a transportadora Jadlog.
De acordo com levantamento enviado em primeira mão à Coluna do Broadcast, cada consumidor recebeu, em média 3,8 encomendas por mês no ano passado. Os produtos mais procurados foram roupas e outros itens de moda, calçados e produtos de beleza ou de saúde. Segundo a pesquisa, em 2023, os usuários passaram a comprar também mais equipamentos automotivos pela internet.
“Mesmo em um contexto de inflação e juros altos do ano passado, tivemos resultados bem interessantes na pesquisa, como o crescimento do número de compradores”, disse Bruno Tortorello, presidente da Jadlog, de acordo com nota da empresa.
Economia de tempo e dinheiro
Para 79% das pessoas ouvidas, o comércio eletrônico é visto positivamente como uma maneira de economizar tempo. Para 65%, a modalidade é vista também como uma forma de reduzir o estresse em relação às lojas físicas.
“Os consumidores seguem amplamente convencidos sobre os benefícios do comércio eletrônico, como a economia de tempo e dinheiro em relação às compras nas lojas físicas”, acrescentou Tortorello.
O estudo mostra ainda que seis (59%) em cada 10 pessoas que compram na internet o fazem em sites estrangeiros, principalmente chineses (83%), norte-americanos (35%) e argentinos (6%). Segundo a Jadlog, a pesquisa é realizada anualmente com 24 mil consumidores de 22 países.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 13/05/24, às 17h45
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