EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Economista Bruno Moretti deve assumir presidência do conselho da Petrobras

Profissional é conselheiro da estatal e já ocupou diferentes cargos públicos

PUBLICIDADE

Publicidade
Moretti deve entrar no lugar de Pietro Mendes, que vai para a ANP Foto: Pedro Kirilos /Estadão

Rio - Com a saída de Pietro Mendes da presidência do conselho de administração da Petrobras para assumir uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a vaga será ocupada por Bruno Moretti, informaram fontes com conhecimento do assunto.

PUBLICIDADE

Além de não precisar passar novamente pelas aprovações internas da estatal e contar com o apoio do controlador (União), o nome de Moretti subiu no ranking de apostas e já é dado como certo nos corredores da companhia.

Integrante do conselho da estatal indicado pela União desde o ano passado, Moretti é secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República. Assim como Mendes, seu nome foi aprovado com ressalvas para o conselho de administração da Petrobras, em março de 2023, por já ocupar um cargo no governo.

Currículo

Moretti é formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Economia da Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e estágio pós-doutoral em Sociologia pela UnB.

O executivo iniciou sua carreira como analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, em 2004. De 2009 a 2012, foi diretor da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.

Publicidade

De 2013 a 2015, atuou no conselho de administração e conselho fiscal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Foi diretor e secretário-executivo substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, de 2014 a 2015. De 2015 a 2016, atuou como secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República. Foi assessor técnico no Senado Federal, de economia, infraestrutura, política fiscal e orçamento público de 2017 a 2022.


Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 17/12/2024, às 11:31.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.