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Bastidores do mundo dos negócios

Empresa de conectividade, Allcom vai virar operadora virtual

Companhia atua com conexão entre máquinas e internet das coisas

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Foto do author Circe Bonatelli
Atualização:
O lançamento da operadora virtual está programado para julho e será feito em parceria com a Algar Foto: Estadão Conteúdo

A Allcom, empresa que vende serviços de conectividade para outras empresas, vai se transformar em uma operadora virtual móvel (MVNO, na sigla em inglês), com atuação em todo o território nacional. O lançamento comercial está programado para julho e será feito em parceria com a Algar, fornecedora do sinal de internet 4G e 5G.

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A Allcom foi fundada em 2016 pelos empresários Marcio Fabozi, Luiz Fernando Apolinario e Marcelo Catapani e, de lá para cá, tornou-se uma das líderes de conexão entre máquinas e internet das coisas. Sob sua gestão há cerca de 3 milhões de dispositivos conectados, como rastreadores de veículos, câmeras de monitoramento e maquininhas de cartão, entre outros.

Como uma operadora virtual, a Allcom planeja oferecer planos customizados de internet para outras empresas, gerenciamento mais aprofundado dos dispositivos e, com isso, ampliar sua atuação no mercado, conta Fabozi, que também é o presidente executivo. O faturamento da companhia foi de R$ 180 milhões em 2023, e a meta é ultrapassar os R$ 200 milhões em 2024.

Mercado cresceu 30%

O mercado das operadoras móveis tem crescido e atraído mais competidores. O setor teve um crescimento relevante de 30% no número de acessos, passando de 3,9 milhões de usuários no início de 2023 para 5,2 milhões no começo de 2024, de acordo com dados da consultoria Teleco. O maior burburinho recente foi por conta da movimentação do Nubank para obter uma licença e entrar no ramo em algum momento no futuro. Atualmente, as maiores MVNOs são a Datora (2,1 milhões de usuários) e a Surf (940 mil).

Mas, apesar do crescimento setorial, este é um mercado ainda pequeno, se comparado às mais de 200 milhões de conexões das operadoras convencionais TIM, Vivo e Claro. O desafio é montar planos a preços e condições vantajosas. Outra barreira é o custo de atração dos clientes. É aí que o Nubank se daria bem, pois já tem cerca de 90 milhões de clientes bancários para oferecer internet.

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Por isto, as MVNOs se especializaram em nichos de mercado. Geralmente, elas criam ofertas personalizadas para empresas de varejo, transportes, logística e até clubes de futebol que, por sua vez, oferecem os planos de internet para os consumidores finais.


Este texto foi publicado no Broadcast no dia 04/06/24, às 16h17

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