EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Fatia da Esh na Gafisa atinge 15%; Tanure também está comprando ações

Gestora tem adquirido papéis para ter mais poder de voto em assembleia que decidirá rumos da incorporadora

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Circe Bonatelli
Foto do author Matheus Piovesana
Atualização:
Corrida dos maiores acionistas tem contribuído para a disparada no preço das ações da Gafisa Foto: HELVIO ROMERO/ESTADAO

A Esh Capital, do investidor Vladimir Timerman, atingiu 15,1% de participação na Gafisa, de acordo com fontes do mercado. Essa fatia era de apenas 4% cerca de um mês atrás e já havia subido para 11% na semana passada. A Esh vem comprando ações da incorporadora para ter mais poder de voto na assembleia que irá decidir, em breve, os rumos da companhia. A gestora também tem recebido procurações para representar outros acionistas, de modo que seu peso na votação já estaria próximo dos 29%.

O empresário Nelson Tanure também está comprando mais papéis da Gafisa para fazer valer sua vontade na futura assembleia. Tanure é o controlador da incorporadora em conjunto com sócios, por meio de diferentes veículos de investimento. Sua fatia na empresa hoje está na faixa de 20% a 25%.

Assembleia será no dia 9 de janeiro

PUBLICIDADE

A próxima assembleia da incorporadora vai deliberar sobre a destituição e a eleição de novos membros do conselho de administração; a propositura de uma ação de responsabilidade contra os atuais administradores; e o cancelamento do aumento de capital de R$ 150 milhões.

A Gafisa confirmou que a assembleia será realiada no dia 9 de janeiro, e não no dia 2, conforme pedido pela Esh. O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários(CVM) considerou válida a convocação da assembleia pela Esh no dia 2, mas o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indeferiu o pedido da gestora - que recorreu e teve o pedido novamente negado pela Corte em decisão proferida hoje.

Procuradas pela Coluna, as partes não se manifestaram.

Publicidade

Ações subiram mais de 50% só neste mês

A corrida dos maiores acionistas tem contribuído para a disparada nos preços das ações da Gafisa, que só neste mês acumulam alta superior a 50%. Um operador afirmou à Coluna que nos últimos dias quase não havia papéis disponíveis. Os detentores da ação da Gafisa começaram a retirá-la da mesa para poder participar da assembleia. O resultado é que quem estava com posições vendidas teve que correr para desmontá-las, e o preço da ação disparou. Só nos últimos dois dias, o papel avançou cerca de 60%.

Quando entrega as ações em aluguel, o dono repassa a um terceiro o direito a participar da assembleia, porque o papel sai de sua titularidade. Com isso, mesmo com a disparada das taxas, os doadores se tornaram raros no mercado. Desde ontem, os índices variam entre 4% e 6%, com picos de 30%, mas os lotes alugados são pequenos, de centenas de ações, algo pouco usual.

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 29/12/2022, às 13h15

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.