EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Bastidores do mundo dos negócios

‘Google russo’ planeja mais investimentos para ampliar presença no Brasil

Representantes da empresa se reuniram com ministros brasileiros em fevereiro

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriel Baldocchi
Negócios da Yandex incluem carros autônomos, jogos online, fintechs, mecanismos de busca e publicidade Foto: Adobe Stock

A gigante de tecnologia Yandex, conhecida como o “Google russo”, pretende aproveitar o apetite do Brasil por alternativas à predominância das grandes plataformas ocidentais da área para ampliar a presença no País. Em conversas com autoridades brasileiras no fim do mês passado, a companhia sinalizou ao governo a intenção de trazer novas frentes de negócio ao mercado brasileiro e de investir mais na operação local.

PUBLICIDADE

Segundo uma fonte com acesso ao tema, que pediu para não ser identificada, os aportes podem alcançar até US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões). Procurada, a companhia não confirma a cifra, diz que os encontros não estavam ligados necessariamente a planos de investimentos e que “estará pronta para compartilhar desenvolvimentos futuros, caso ocorram”.

“Estamos sempre felizes em discutir as tendências futuras dos mercados digitais em desenvolvimento, trocar expertise e compartilhar nossas visões e experiências”, afirmou a empresa, em nota. Segundo apurou a Coluna, a intenção é ir ganhando terreno aos poucos para, mais adiante, acelerar o amadurecimento das operações locais.

Áreas de games e publicidade já estão ativas no País

A Yandex já oferece jogos virtuais em português para o mercado brasileiro. Também inaugurou no ano passado presença no mercado de publicidade digital, por meio da Yandex Ads (hoje chamada de Yango), concorrente do serviço equivalente no Google. A operação passou a ser liderada por Marcelo Costa, executivo com experiência na área de tecnologia e de publicidade digital.

Pouco conhecido no Brasil, o grupo Yandex reúne um dos mais completos ecossistemas de tecnologia do mundo, uma espécie de combinação entre Google, Amazon, Uber, ChatGPT e iFood, com negócios que vão desde carros autônomos a jogos online e fintechs, passando pelas tradicionais divisões de mecanismos de busca (search) e publicidade (ads).

Publicidade

Os números do conglomerado russo reúnem um punhado de superlativos. Ao todo, o grupo emprega quase 100 mil funcionários. No ano passado, fechou com uma alta de 37% nas receitas, para um total de 1,094 trilhão de rublos russos (cerca de R$ 73 bilhões). Somente na divisão de buscas (como o mecanismo que deu fama ao Google), a gigante detém uma participação de 66,4% do mercado russo.

Visita pré-carnaval

Uma delegação liderada pelo CEO da Yandex para a divisão global de buscas, publicidade e Inteligência Artificial, Sergej Loiter, esteve no Brasil em encontros com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na véspera do carnaval. Além da apresentação sobre a plataforma de negócios da gigante, os encontros também trataram de temas como Inteligência Artificial e o peso das big techs ocidentais no mercado global.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 17/03/2025, às 15:50.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Publicidade