O Grupo Sá Cavalcante, com 30 anos de atuação no setor de shoppings e dono de seis empreendimentos, vislumbra dobrar de tamanho ao longo da próxima década. Para isso, sabe que terá que terá que encontrar fontes de financiamento a um custo acessível, um grande desafio para o curto prazo, com a Selic caminhando para mais de 14% ao ano. “Em dez anos, esperamos ter doze empreendimentos dentro do portfólio. Hoje o principal desafio é o funding”, diz o Diretor de Operações, Marcelo Rennó, em entrevista à Coluna.
O grupo tem shoppings em São Luís (MA), Teresina (PI), Ananindeua (PA), Cariacica (ES) e dois em Serra (ES). Ao todo, são 270 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) própria, o que coloca a companhia entre as dez maiores do setor no País. A família Sá Cavalcante é dona também de uma construtora, que assume os prédios residenciais e comerciais desenvolvidos nos entornos de cada shopping.
A companhia tem outros dois projetos de shopping em Mesquita (RJ) e Guarulhos (SP). Eles foram adquiridos há muitos anos, quando as obras dos empreendedores originais haviam sido paralisadas por problemas econômicos e/ou legais. Ao trocar de mãos, o Grupo Sá submeteu os empreendimentos a uma reformulação.
Investimento de R$ 600 milhões
O primeiro da fila para retomada é o Shopping Dutra, na divisa de Mesquita com Belford Roxo (RJ), com investimento previsto na ordem de R$ 600 milhões. O plano era fazer o relançamento em 2024, mas acabou adiado em função da escalada dos juros. O empreendimento terá 50 mil m², com potencial de ser ampliado para até 73 mil m² - o que o tornaria um dos maiores do Rio de Janeiro.
“Se houver uma melhora no cenário dos juros, talvez a gente consiga lançar ainda em 2025, ou, no máximo, em 2026″, estima Rennó. “O momento é de estudos de funding. Estamos esperançosos, batalhando bastante para fazer acontecer, estudando como cortar custos sem perder qualidade”, diz.
Já o segundo projeto, chamado Plaza Guarulhos, não tem data para relançamento. O esqueleto do imóvel é um velho conhecido da população local, pois está de pé desde a década de 1990, quando foi embargado por problemas ambientais. Depois de assumir, no começo dos anos 2000, o Grupo Sá passou a trabalhar para a regularização. “Temos uma localização muito boa e acreditamos no projeto, mas é algo para médio e longo prazo”, disse o Diretor de Operações.
Vendas podem ocorrer
O executivo conta que considera realizar vendas pontuais de participação nos seus shoppings como forma de alavancar recursos no futuro. E enquanto os projetos de maior porte seguirem em compasso de espera, a companhia fará investimentos menores, ampliando as unidades já em funcionamento.
A ideia é lançar a expansão do Shopping Rio Poty, em Teresina, ainda neste semestre. O empreendimento ganhará mais 7 mil m² de ABL, chegando a 54 mil m². “Hoje, ele tem 98% de ocupação e procura bastante alta de lojistas para uma expansão”, relata.
Apesar dos juros altos, Rennó diz que o grupo está confiante para os negócios em 2025, uma vez que os shoppings estão cheios e com vendas em alta. A expectativa é que o resultado operacional líquido (NOI, na sigla em inglês) dos shoppings aumente na faixa de dois dígitos neste ano. “Tem um ciclo muito grande de estímulo ao consumo, o que é muito importante para o nosso mercado”.
Escala é diferencial estratégico
Na avaliação de Rennó, é importante que a companhia busque crescer no mercado de shoppings, onde a escala é um diferencial estratégico para negociação com lojistas. Mas só isso não basta, pondera. “Óbvio que escala é muito importante. Mas é ainda mais importante ter shoppings relevantes”, ressalta. “É importante escolher bem os ativos onde vai se fazer os investimentos.”
O mercado brasileiro há mais de 600 shoppings em operação nas mãos de vários proprietários - entram aí desde grandes empresas, até fundos imobiliários e investidores locais. A tese de ganho de escala norteou, por exemplo, a fusão entre BrMalls e Aliansce, que deu origem à Allos, maior do setor, com participação em 46 shoppings, totalizando 1,3 milhão de m² de ABL própria.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 03/01/2025, às 15:17.
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