RIO - A Inpasa Agroindustrial é uma das empresas com as quais a Petrobras tem conversado para retornar à produção de etanol. Maior produtora de etanol de milho da América Latina, a Inpasa tem unidades em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), além de atividades no Paraguai.
A estatal pretenderia evitar parcerias com empresas da área que tem como controladoras outras petroleiras, como BP e Raízen (de Shell e Cosan), apesar de seu tamanho no mercado de etanol que as habilitaria à conversa. Isso fortaleceria a posição da Inpasa.
O Plano Estratégico da Petrobras para 2025-2029 prevê investimento de US$ 2,2 bilhões em etanol num período de cinco anos, além de reforçar as frentes de biodiesel, biometano e manter a previsão de investimentos em biorrefino (US$ 1,5 bilhão).
Empresa quer posição grande no mercado
Segundo o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Mauricio Tolmasquim, a Petrobras planeja criar uma joint venture com outra empresa relevante do setor, para ter uma posição grande nesse mercado.
A ideia é produzir cerca de 2 bilhões de litros de etanol ao ano, mas esse volume ainda está em estudo. Tanto etanol de cana-de-açúcar quanto de milho - caso da Inpasa - são cogitados como alternativas.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 22/11/2024, às 15:58.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.