O banco Inter tem um novo diretor de cartões, Fernando Bacchin, que chega após ser chefe de pagamentos para o Brasil da gigante mundial PayPal. Com 32 milhões de clientes, e planos de dobrar esse número até 2027, o banco digital quer acelerar o crescimento na área de cartões e impulsionar a inovação, em um momento que os bancos apostam cada vez mais na figura do “superapp”, um nome comum hoje no mercado, mas em que o Inter foi precursor.
Com 22 anos de mercado e passagem também por Itaú, Citi e Credicard, Bacchin quer aumentar o índice de “principalidade” do Inter, ou seja, tornar cada vez mais o banco como a primeira escolha para as pessoas, que hoje chegam a ter conta em vários bancos digitais e tradicionais. Ele será o diretor para área de cartões e Pix financing, segmento responsável pelos produtos de crédito utilizando o Pix e outras novas formas de pagamento.
Quando redirecionou seus esforços para o mundo digital, há oito anos, o Inter apostou no atendimento aos clientes apor meio de um único aplicativo, que reunia todos os produtos e serviços do banco e que chamou de “superapp”. O termo acabou apropriado pelos demais bancos, dos tradicionais aos novatos, que decidiram seguir a mesma filosofia.
Programa de fidelidade
Diante deste movimento, o Inter está mexendo as peças para ter mais competitividade. Um dos principais movimentos foi a reformulação do sistema de recompensas do banco. O dinheiro de volta (cashback) agora é parte do “Loop”, um programa de fidelidade que também permite o acúmulo dos tradicionais pontos.
“Existem fãs de cashback, isso não mudou. Mas havia um público cativo dos pontos”, disse o vice-presidente sênior de Varejo do Inter, Alexandre Riccio. “Com o Loop, conseguimos atender essa demanda, e mais do que isso, há o fato de que o cashback não fideliza, ele recompensa.”
Ao abrir a possibilidade de que o cliente acumule pontos, o Inter considera que as chances de ele manter a utilização do cartão de crédito e dos demais produtos e serviços do banco em longo prazo é maior. O banco encara a mudança como um marco da nova fase de atendimento, em que o foco, além de crescer, é garantir a fidelidade dos clientes.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 09/07/24, às 12h50.
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