EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Itaipu Parquetec faz parceria com Nestlé para pesquisa em renováveis

Pesquisa incluirá energias renováveis, internet das coisas e robótica

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Cristiane Barbieri
Atualização:
ITAIPU METROPOLE ECONOMIA 01-11-2023 A Usina Hidreletrica de Itaipu abriu nesta quarta-feira seu vertedouro, de forma a escoar parte do excesso da agua acumulada no reservatorio em funcao das fortes chuvas que atingem a bacia do Rio Parana. Diante da situacao, a Comissao Especial de Cheias da Itaipu (CEAC) informou que esta mobilizada para dar ate toda a assistencia as familias atingidas pelas inundacoes, mitigar os impactos para a populacao ribeirinha e manter o fornecimento de energia eletrica.FOTO Rubens Fraulini / Itaipu Binacional 

O Itaipu Parquetec, parque tecnológico localizado dentro da Itaipu binacional, firmou protocolo de intenção com a Nestlé Brasil para impulsionar a inovação no País. Entre os objetos de pesquisa estarão energias renováveis, internet das coisas, robótica e conectividade 5G. Os primeiros projetos devem ser definidos por equipes das duas organizações nos próximos meses e, portanto, ainda não há valores de investimentos.

O Itaipu Parquetec tem capitaneado testes para implementação de tecnologias em infraestruturas críticas industriais, utilizando cães robôs em parceria com a empresa americana Boston Dynamics; desenvolvimento de tecnologias para transição energética, com fontes renováveis como biogás e hidrogênio verde; além do fomento a editais de inovação aberta em diferentes temas, que acabaram com mais de 80 startups incubadas em seu em seu ambiente de inovação.

Nestlé tem investido em ferramentas de automação

PUBLICIDADE

A Nestlé, por seu lado, tem investido em robôs autônomos, ferramentas de automação, realidade aumentada (RA) e virtual (RV), Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, em suas fábricas. Como resultados, segundo a empresa, conseguiu 30% menos paradas não planejadas, aumentar a flexibilidade em 23% e ganhar 7% em produtividade das linhas de produção no fim de 2023, comparados com 2019, quando o projeto Fábricas Conectadas começou a ser implantado.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 14/10/2024, às 15:26.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.