Enquanto bancos e fintechs reformulam programas de fidelidade e reduzem ou zeram as tarifas de anuidade, o limite ainda é o principal critério para que os clientes contratem um cartão de crédito e usem mais o de um banco que o de outros. Pesquisa da consultoria Bain & Company aponta que 34% dos brasileiros escolhem o emissor do cartão de acordo com o limite que passam a ter, e que 23% cancelam um cartão quando consideram que esse limite é baixo.
O peso que o limite tem na hora de fazer ou cancelar um cartão aumenta entre os clientes de baixa e média rendas, que em geral são os que mais demandam crédito no mercado. De forma inversa, para o cliente de alta renda, o motivo mais importante para fazer ou cancelar um cartão são as taxas cobradas pelo emissor.
Para o público que tem mais de um cartão, o limite de crédito é crucial para escolher qual deles será o mais utilizado. Segundo a pesquisa, 70% dos clientes afirmaram que seu cartão principal é aquele em que têm crédito pré-aprovado maior.
Experiência também é importante
A experiência que o emissor oferece ao cliente também é um critério importante, mas vem após o limite. A pesquisa da Bain mostra que entre os 30% de clientes que têm como principal o cartão que oferece um limite mais baixo, dois terços fizeram essa escolha de acordo com a facilidade de uso.
A pesquisa da Bain foi feita com 99.943 pessoas através de plataforma online, entre o começo de 2023 e o primeiro trimestre deste ano.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 03/09/2024, às 14h35.
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