A Punto, maquininha de cartão da Edenred, dona da Ticket, chegou a 23 mil estabelecimentos comerciais do País, e processou 75 milhões de transações em 2023. Lançada em 2022 com 6 mil comércios, a maquininha abre uma avenida nova de receitas para o grupo no momento em que os cartões de benefícios, pelos quais ficou conhecido no País, passam por mudanças regulatórias e competitivas.
A receita da unidade da Edenred que inclui a Punto subiu 2,9% no mundo todo no primeiro trimestre, para 67 milhões de euros (ou R$ 367 milhões). A diretora-geral da Punto Brasil, Cristiane Nogueira, afirma que o foco é a rede de estabelecimentos ligados à Edenred, de cerca de 700 mil. Além da Ticket, a empresa francesa é dona da Repom, que permite pagar fretes e pedágios.
Os postos de gasolina foram o ponto de partida da Punto, que depois passou ao setor de alimentação. Embora tenha estratégia distinta das credenciadoras tradicionais, a empresa também quer ir além dos pagamentos: inseriu na maquininha serviços como a integração a sistemas de gestão e o processamento de Pix. Além da Ticket e da Repom, a Punto processa operações de outros vales e de cartões Visa, Mastercard e Elo.
Empresa foi pioneira em benefícios corporativos
Apesar de analistas apontarem que o setor de maquininhas está sobrecarregado, ele abre uma frente para que a Edenred gere receitas incrementais a partir da ampla rede que possui no País. De origem francesa, a empresa foi a pioneira em colocar benefícios corporativos em cartões de pagamento, nos anos 1970, e até hoje é uma das líderes.
O setor passa por transformações que devem aumentar a competição entre nomes tradicionais e empresas novatas. As novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que movimenta cerca de R$ 150 bilhões ao ano, passaram a prever a possibilidade de que os vales refeição e alimentação sejam pagos pelas empresas por meio de cartões similares aos de crédito e débito, os chamados arranjos abertos. Isso em tese elimina a vantagem que as empresas tradicionais tinham ao montar redes de aceitação próprias, fechadas às concorrentes.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 26/04/24, às 17h55
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.