Um número maior de brasileiros acredita que a economia não será afetada pelo fim da escala 6x1, contra os que veem perdas, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro. Atualmente vigente no País, o regime 6x1 é quando o trabalhador cumpre jornada de seis dias consecutivos e tem direito a um dia de descanso semanal remunerado. Uma proposta de emenda à Constituição da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) prevê a mudança para 5x2 (dois dias de descanso remunerados).
A pesquisa mostrou que 38% dos brasileiros afirmam não verem impactos na economia brasileira, caso a escala 6x1 seja extinta. Por outro lado, 33% dos entrevistados acreditam que a economia do País pode ser prejudicada com o fim desse tipo de escala.
O estudo, que ouviu 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro, mostra ainda que para 29% dos brasileiros a economia brasileira irá melhorar caso a PEC do fim da escala 6x1 seja aprovada. “Os brasileiros acreditam que o fim da escala 6x1 não deve afetar o País negativamente. Pelo contrário: para eles, uma escala mais curta de trabalho deve proporcionar mais tempo com a família, mais saúde mental, mais qualidade de vida”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 20/12/2024, às 10:54.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.