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Bastidores do mundo dos negócios

Primeira temporada de oferta de ações em 2023 só tem uma candidata

CTG Brasil, geradora de energia da China Three Gorges, pretende levantar entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões

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Usina hidrelétrica de Jupiá, localizada no Rio Paraná, que é controlada pela empresa chinesa Foto: CTGBRASIL

Está cravado. A primeira janela de 2023 terá apenas uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês): a da CTG Brasil, geradora de energia no mercado brasileiro da gigante chinesa China Three Gorges. As companhias tinham até semana passada para registrar o pedido de análise de ofertas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com os números do balanço do terceiro trimestre do ano. De agora para a frente, terão de incluir os dados do quarto trimestre, o que posterga em algumas semanas qualquer nova oferta.

A CGT pretende levantar entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões para investir na construção de novas geradoras e pagar dividendos. A expectativa é que venda a mercado aconteça no fim de janeiro ou no começo de fevereiro, a depender do cenário externo e das primeiras semanas do novo governo de Lula.

Banqueiros veem chance de ritmo de ofertas crescer no 2º semestre

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De qualquer forma, já não era esperado que estreias acontecessem em peso no primeiro trimestre, com tantas incertezas à frente, especialmente relacionadas à condução da política fiscal pelo novo governo e à direção do juro nos Estados Unidos.

A maior parte dos banqueiros da Faria Lima vê chance de algumas ofertas começarem a pingar no segundo trimestre e o ritmo aumentar no segundo semestre. Mas os prognósticos estão altamente correlacionados à sensibilidade em relação aos rumos macroeconômicos no exterior e no Brasil. Com isso, as contas dos bancos de investimento sobre candidatos são voláteis.

Fila de empresas interessadas em IPO chega a 50 nomes

A fila de empresas interessadas em IPO chega a 50 nomes, com potencial para captação de R$ 60 bilhões, nas contas de executivos à frente de grandes bancos. O número em si tem perdido relevância, à medida que as expectativas de juro alto em 2023 se cristalizam. Uma coisa é certa. Para emplacar um IPO, é preciso que as candidatas sejam empresas com perfil de receita madura, sejam lucrativas e as ofertas, grandes.

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Se o mercado andar bem, no entanto, a chave vira e o ano pode surpreender. Isso porque há muitas operações represadas, após 16 meses de seca em novas ofertas.


Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 13/12/2022, às 10h26

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