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Bastidores do mundo dos negócios

Rede de minimercados brasileira expande para a Colômbia após joint venture

SmartStore abriu três lojas em parceria com a colombiana Cerkatti, e vai inaugurar mais 19

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Foto do author Talita Nascimento
Modelo adotado é o de minimercados autônomos em condomínios e empresas Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 07/11/2022

A empresa de minimercados autônomos em condomínios e empresas SmartStore inaugurou três unidades na Colômbia, na região de Medelín. Nos próximos 45 dias, serão 19 lojas sob a bandeira Always Smart, braço internacional da companhia brasileira. Com isso, a brasileira estima um crescimento de 10% no faturamento projetado anteriormente para 2024, que era de R$300 milhões.

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O processo de internacionalização da marca se tornou possível após uma joint venture da SmartStore Brasil com a colombiana Cerkatti, também especializada em minimercados.

No Brasil, a SmartStore conta com 1,7 mil lojas em condomínios e empresas. O faturamento da rede em 2023 foi de R$200 milhões e a expectativa é de crescimento superior a 50% em 2024, já contando com os estabelecimentos a serem abertos na Colômbia. A SmartStore também tem quatro lojas na Flórida, nos Estados Unidos, com a previsão de inaugurar 120 novas unidades até 2025.

A proximidade do consumidor tem sido uma avenida de crescimento também para redes tradicionais, como o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Os formatos menores, com baixo custo de investimento para abrir novas lojas e com margens mais altas tem crescido. Nos 12 meses até o segundo trimestre desse ano, o GPA inaugurou 47 novos pontos no formato proximidade, 39 do Minuto Pão de Açúcar e oito do Mini Extra.


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Este texto foi publicado no Broadcast no dia 05/09/2024, às 16h43.

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