EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Roubo de conta em bancos tem a preferência da bandidagem digital, mostra Serasa

Segmento bancário é alvo da maioria das tentativas de fraudes em registros online

PUBLICIDADE

Foto do author Altamiro Silva Junior
Atualização:
Na Febraban Tech (foto), 'Fraudômetro' do estande da Serasa mostra uma tentativa de fraude de identidade a cada três segundos Foto: Divulgação/Febraban

Roubo de identidade no mundo digital é bem mais comum do que parece, principalmente em bancos. Mais de 60% das tentativas de fraudes identificadas pela Serasa Experian em dispositivos, seja celular ou um computador, são de roubo de contas, que vão desde o cadastro em uma loja eletrônica, ou em serviços de avaliação ou em bancos. E as mais comuns são justamente nesse último segmento: 84% das tentativas de roubo de conta identificadas foram no segmento bancário.

PUBLICIDADE

Foi identificada uma tentativa de roubo de conta por minuto em 2023, de acordo com o estudo da Serasa, obtido com exclusividade pela Coluna do Broadcast. Os técnicos analisaram mais de 195 milhões de transações, de bancos, neobancos, fintechs e comércio eletrônico, das quais 700 mil eram tentativas de fraude.

Os fraudadores roubam os dados de acesso à conta e acessam para se fazer passar pela pessoa, que muitas vezes usa uma senha fraca, ou pior, utiliza a mesma senha para várias contas de internet, explica o gerente da Serasa Experian, Luis Tom Haddad. “É alguém que rouba a sua credencial de acesso à sua conta digital.”

Comércio na ‘dark web’

E as contas roubadas muitas vezes são comercializadas na dark web, comenta Haddad. O pagamento dessas contas fraudadas, além de bitcoin, é feito por saldos de pontos a vencer, como nos programas de milhas, das próprias pessoas fraudadas. Como os pontos estão vencendo, as pessoas nem olham como estão.

Além do roubo de contas, a Serasa lançou há um ano no Febraban Tech, evento de tecnologia dos bancos, o fraudômetro, que mede as tentativas de fraudes de identidade no Brasil. A estimativa é de uma tentativa de fraude a cada três segundos. Este ano, até a tarde desta terça-feira, 25, o sistema já identificou 4.845.144 tentativas de fraude de identidade, de acordo com o contador no estande da Serasa da edição deste ano do evento.

Publicidade


Este texto foi publicado no Broadcast no dia 25/06/24, às 16h42.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.