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SAF pode responder por 5% da demanda do setor aéreo até 2030; expansão da oferta é desafio

Ritmo de aumento da produção está aquém do necessário para suprir o mercado

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A capacidade instalada global para a fabricação de SAF está em 4,4 milhões de toneladas anuais Foto: Dida Sampaio/Estadão - 28/05/2018

Os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, da sigla em inglês) devem representar aproximadamente 5% da demanda do setor aéreo até 2030, o que corresponde a aproximadamente 17 milhões de toneladas anuais. No entanto, hoje a capacidade instalada global para a fabricação de SAF está em 4,4 milhões de toneladas anuais, e a expansão da oferta representa um desafio. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela consultoria Kearney em parceria com o Fórum Econômico Mundial.

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De acordo com a consultoria, mantido o ritmo de crescimento atual, seria possível alcançar apenas 11 milhões de toneladas por ano no período. “Temos um gap gigantesco”, disse afirmou o sócio da Kearney no Brasil, Mark Essle, ao Broadcast. Segundo ele, os principais desafios para a expansão da capacidade de produção de SAF estão relacionados aos custos, estoques de matérias-primas, e questões técnicas.

Essle explica também que o investimento necessário para alcançar as metas de produção de SAF nos próximos cinco anos pode variar de US$ 19 a US$ 45 bilhões, dependendo do “mix” de tecnologias adotadas.

Há duas modalidades mais competitivas

Hoje as duas modalidades mais competitivas são a HEFA, na qual o combustível é produzido a partir de óleos e gorduras hidroprocessados, e a Alcohol to Jet (ATJ), com a produção a partir de biocombustíveis como o etanol. A tendência é que a primeira tecnologia seja dominante devido à sua maturidade e menores requisitos de investimentos. Já a segunda permite a escalabilidade na produção e pode beneficiar países como o Brasil, mas encontra resistência em mercados como a União Europeia.

Já as demais tecnologias demandam um elevado consumo de energia e enfrentam desafios como custos elevados e escalabilidade.

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O estudo da Kearney aponta ainda que a superação dos desafios para alcançar a meta de aumento de SAF na aviação demandará a colaboração entre governos, empresas e investidores. “Globalmente, o que precisa ser feito é disponibilizar capital, fazer com que seja projeto bancado pelos investidores”, explicou.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 27/03/2025, às 15:20.

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