A Semana do Consumidor foi marcada por poucos descontos e aumento das buscas por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, frente às ondas de calor que assolam o País, segundo levantamento do site de comparação de preços Buscapé divulgado com exclusividade à Coluna. “A Semana do Consumidor foi marcada, mais uma vez, por descontos tímidos e, em média, se mantiveram equiparados aos preços da semana anterior, comportamento semelhante ao de 2023″, disse Nayla Pires, diretora de Marketing de Produtos da Mosaico, empresa proprietária do Buscapé.
Das 20 categorias mais buscadas na semana marcada pelo Dia do Consumidor (15/03), apenas nove apresentaram descontos em relação à semana anterior, sendo que o segmento de fones de ouvidos teve a maior baixa nesse quesito, preços 20% menores em média. Ocorreram aumentos nos valores de smartphones, TVs, fogões, fornos e micro-ondas, e pneus automotivos. Além dos fones, houve descontos em itens como ventiladores e circuladores de ar, livros, monitores, fritadeiras elétricas, e aspiradores de pó e água.
Destaque para o aumento das buscas de parelhos de ar-condicionado, e ventiladores e circuladores. Os primeiros passaram da terceira para a segunda colocação entre os itens mais buscados da Semana do Consumidor de 2023 para esta. Os últimos subiram da 14ª colocação para a 9ª. Celulares e smartphones se mantiveram como as mercadorias mais procuradas.
Preço médio do ar-condicionado subiu 26%
“O preço mediano do produto (ar-condicionado) subiu 26% na comparação com o ano anterior, muito em virtude das ondas de calor vividas pelo País e as intercorrências na produção do item no último trimestre de 2023″, observou Pires. Nesse sentido, as buscas cresceram apenas 3,2% em termos absolutos, em relação à Semana do Consumidor de 2023. Já a categoria de ventiladores e circuladores teve 37% mais procura.
Embora o interesse por celulares e smartphones tenha se mantido no topo, o volume de buscas caiu 60,57% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos de volume de buscas, só houve crescimento em quatro das 20 principais categorias pesquisadas: ar-condicionado, ventiladores e circuladores, tablets e livros. Livros foi a segunda que mais cresceu, atrás apenas de ventiladores e circuladores, com 9%,
Os produtos mais buscados na Semana do Consumidor de 2024 foram, nessa ordem, celulares e smartphones, ar-condicionado, geladeiras, lavadora de roupas, TVs, notebooks, fogões, tablets, ventiladores e circuladores, micro-ondas, tênis, fritadeiras elétricas, pneus para carros, suplementos e complementos alimentares, livros, monitores, aspiradores de pó e água, fones de ouvido, fornos e purificadores de água.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 18/03/24, às 17h31
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.