EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Totvs, Constellation e outros quatro interessados fazem propostas pela Linx

Stone quer vender empresa de softwares que comprou em 2020 por R$ 6,7 bilhões

PUBLICIDADE

Publicidade
A Totvs já esteve próxima de comprar a Linx, mas perdeu a disputa para a Stone, em 2020 Foto: Divulgação/Totvs - 01/04/2023

A venda da Linx, empresa de softwares da Stone, atraiu seis propostas, na fase de ofertas não vinculantes, de empresas de tecnologia e fundos, de acordo com fontes. Nomes como a Totvs e a canadense Constellation estão entre os que entregaram propostas.

PUBLICIDADE

Com as propostas em mãos, a Stone deve engajar negociações mais próximas com alguns destes seis interessados, segundo as fontes. Na fase anterior, a Linx chegou a ser avaliada por 20 interessados, mas como se viu, nem todos resolveram fazer propostas não vinculantes.

A expectativa é que o martelo final da venda possa ser batido no começo de 2025. Como a venda está sendo feita por razões estratégicas e não por necessidade de caixa, não há pressa no processo, de acordo com interlocutores.

Venda para a Totvs pode ter empecilho

A Stone teria interesse em manter o contrato de distribuição de produtos nos canais da Linx, o que a princípio seria um fator que dificultaria a venda para a Totvs, que tem uma parceria estratégica (joint venture) com o Itaú.

A Totvs já esteve muito próxima de comprar a Linx no passado, mas perdeu a disputa para a oferta feita pela Stone em 2020, de R$ 6,7 bilhões.

Publicidade

Agora, na venda, a Stone tem dito na Faria Lima que segue com interesse de vender a Linx por um valor próximo ao que pagou pela empresa lá atrás, mas participantes do mercado dizem que será difícil conseguir algo nesse patamar e falam que o mais realista é algo próximo à metade desse valor.

Cenário agora é diferente

Em 2020, os juros eram zero no mundo e havia liquidez abundante, agora a situação é bem diferente, comenta o diretor de um banco. No processo, de acordo com fontes, a Stone tem dito aos interessados que a Linx é um ativo único na América Latina e pode ser um consolidador do mercado de tecnologia na região, se transformando em uma plataforma de fusões e aquisições.

A venda da Linx está sendo tocada por JPMorgan e Morgan Stanley.

Procurada, a Stone disse que não comenta rumores de mercado. A Totvs não se pronunciou e a Constellation não retornou o pedido de comentário.


Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 25/11/2024, às 17:08.

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.