EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Três meses após sair da recuperação judicial, Latam acelera renovação da frota

Companhia aérea vai receber mais 15 Airbus este ano

PUBLICIDADE

Foto do author Cynthia Decloedt
Atualização:
Frota de aviões da Latam que consomem menos combustível deve chegar a 31 unidades Foto: Felipe Rau/Estadão

Três meses após sair da recuperação judicial, a Latam acelera a renovação de sua frota. Este ano, a companhia aérea vai receber mais 15 Airbus, incluindo o primeiro A321neo, operado pela Latam Brasil em voos domésticos e rotas internacionais curtas. Com isso, sua frota de aeronaves “sustentáveis”, que consomem menos combustível e poluem menos, chega a 31.

A Latam já tem 16 Airbus A320neo em rotas domésticas, dez deles no Brasil, o que indica a estratégia de expansão com prioridade no Brasil. Até o fim da década, a previsão é que 100 novas aeronaves de diferentes modelos façam parte de sua frota, que opera voos em diversos países. A companhia não revela o investimento previsto.

Empresa lidera mercado doméstico de aviação

PUBLICIDADE

Uma das primeiras companhias aéreas a recorrer à recuperação judicial em meio ao caos criado pela restrição de circulação na pandemia, a Latam avança na estratégia de ocupar espaço enquanto seus concorrentes brasileiros enfrentam dificuldades. A Gol deu início à reestruturação de seu passivo este mês, enquanto a Azul busca soluções que devem seguir o mesmo caminho. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Latam lidera há dois anos (2021 e 2022) o mercado doméstico e internacional de aviação no Brasil.

A Latam tem voos diretos para 21 destinos internacionais e este ano irá inaugurar rotas para Los Angeles (EUA) e Joanesburgo (África do Sul). No mercado doméstico, a companhia voa para 54 aeroportos, tendo inaugurado 10 destinos em 2021 - ainda durante o processo de recuperação judicial iniciado em 2020.

Meta é compensar em 50% as emissões no País até 2030

Com a renovação da frota, a Latam espera cumprir compromissos assumidos de compensar em 50% suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050. O Airbus A320neo tem consumo de combustível 20% menor do que o Airbus A320ceo, modelos que estão deixando de voar, além de uma redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora.

Publicidade

O Airbus A321neo proporciona economia de até 22%. Para 2025, está prevista a entrega dos modelos Airbus A321 XLR, a aeronave de corredor único (narrow body) com a maior autonomia de voo do mundo (7.400 km) e consumo de combustível por voo até 38% menor do que uma aeronave de dois corredores (wide body).

Esta coluna foi publicada no Broadcast no dia 15/02/2023, às 16h42

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.