A Xtay, empresa de locação de apartamentos para curta a média temporada, tem planos de crescimento para 2024. A “proptech” (startup do setor imobiliário) espera faturar R$ 23 milhões este ano, o que, se confirmado, representará um aumento de 50% na comparação com o ano passado. A perspectiva de avanço se deve à ampliação do seu portfólio de imóveis, com acréscimo de 700 unidades à base nas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa e Balneário Camboriú (SC).
A Xtay é uma proptech do tipo asset light. Ela não é a dona dos imóveis, que ficam nas mãos de investidores. O seu papel é a prestação dos serviços de aluguel e manutenção. Ela gere os canais de reserva como Booking e Airbnb, por exemplo, além do site próprio. E também atua no pagamento de contas, fotos profissionais e check-in e check-out automatizados.
Hoje a, empresa opera cerca de 300 unidades em 12 empreendimentos nas cidades de São Paulo, Rio, Curitiba, Florianópolis e Palhoça (SC). A ocupação gira em torno de 70%. O valor das diárias varia de R$ 160 a R$ 650, mais taxa de limpeza, dependendo de fatores como tamanho e localização do imóvel, bem como época do ano. Os valores já incluem condomínio, luz, gás, IPTU e internet.
Público tem de 25 a 45 anos
O foco é o público de 25 a 45 anos que viaja a turismo e/ou trabalho, além da nova geração dos “nômades digitais”, que não têm apego a endereço fixo. Nas locações, a proposta é que o hóspede não precise comprar nada de mobília nem utensílios, que já estão inclusos nos apartamentos. Também não é cobrado seguro fiança nem cheque caução.
A Xtay foi fundada pelos sócios Beto Caputo, Marcos Khzouz e Rony Stefano e recebeu aporte de R$ 10 milhões. Hoje, a sociedade é composta majoritariamente pela Atrio Hotéis, liderada por Caputo, e o executivo da área de tecnologia Gabriel Fumagalli.
Este texto foi publicado no Broadcast no dia 02/05/24, às 13h23
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