A expansão da frota de carros elétricos começa a encorajar investimentos nos serviços de recarga desses veículos. Entre as empresas desse mercado, a Zletric vê condições de dobrar o faturamento neste ano, quando planeja expandir em 80% o número de estações de recarga de baterias.
O executivo Paulo Raia, que participou da instalação de mais de mil postos de carregamento da Volvo em todo o Brasil, incluindo grandes rodovias, acaba de assumir a diretoria de operações da Zletric para tocar a expansão em novas frentes, como o desenvolvimento de apps de serviços de viagens e a entrada no segmento de locadoras.
Empresa também planeja crescer em condomínios residenciais
Também está nos planos a maior presença no mercado residencial, como condomínios, onde os moradores contratam planos para usar as estações de recarga da Zletric. Aqui, a intenção é aumentar em seis vezes a quantidade de carregadores.
Já em ambientes públicos, como shopping centers e supermercados, onde o usuário paga pela energia consumida, e que hoje representa o principal negócio da companhia, a intenção é dobrar a rede de carregadores.
Potencial para avanço é grande no Brasil
O Brasil ainda tem uma frota pequena de carros elétricos, mas, até por isso, o potencial desse mercado é imenso. Estudo da consultoria BCG estima que, se a frota de carros eletrificados passar de 3,2 milhões de veículos - hoje, são menos de 150 mil -, serão necessários 150 mil carregadores no País. Para chegar lá, o Brasil terá que investir R$ 14 bilhões apenas na rede de recarga.
Esta coluna foi publicada no Broadcast no dia 17/04/2023, às 16h26
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.