Como consultar o PIS/Pasep para saber se tenho direito ao abono salarial?

Benefício tem valor de até um salário mínimo e é pago anualmente para trabalhadores e servidores públicos que atendem aos requisitos do programa

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Redação
Por Redação

O prazo para saque do abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, acaba nesta sexta-feira, 27, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O abono salarial dos PIS/Pasep é um benefício com valor de até um salário mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores públicos que atendem aos requisitos do programa. Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024.

PIS/Pasep é benefício concedido a trabalhadores formais e servidores públicos que se enquadram nos requisitos do programa  Foto: Fábio Motta/Estadão

Quem tem direito?

Têm direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep por cinco anos ou mais, com ao menos 30 dias de trabalho formal em 2022, recebendo até dois salários-mínimos mensais em média. Necessário registro pelo empregador na Rais ou e-Social.

Como consultar?

Para consultar se tem direito ao abono salarial, o trabalhador pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Na página inicial, o trabalhador deve clicar em “Benefícios”, e depois em “Abono salarial”. Em seguida, ele deve clicar em “Consultar”. Também é possível consultar pelo portal www.gov.br e nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho, como o ALÔ TRABALHO (Disque 158) ou uma unidade regional de atendimento do MTE.

Publicidade

Qual o valor do PIS/Pasep?

O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador, no ano-base (2022). O pagamento do benefício, em 2024, varia de R$ 118 (um mês trabalhado) a R$ 1.1412 (doze meses trabalhados), conforme o número de meses trabalhados.

Como receber?

Os trabalhadores de empresas privadas terão o abono salarial pago por meio da conta corrente, poupança ou conta digital da Caixa Econômica Federal. Caso o beneficiário não seja correntista, o abono ainda poderá ser sacado no aplicativo Caixa Tem (em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco), nas lotéricas, canais de autoatendimento, caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências.

Já para os funcionários de empresas públicas, o abono é depositado em conta do Banco do Brasil ou número Pix cadastrado. Quem não é correntista pode receber pelo site ou presencialmente nas agências do banco.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.