Acessar declarações de anos anteriores pode ter inúmeras funções na vida do contribuinte. Uma das principais acontece quando é necessário preencher o espólio no Imposto de Renda de uma pessoa falecida, já que é preciso saber quais bens e rendimentos apareceram em prestações de contas ao Fisco mais antigas.
Imposto de Renda 2023 no Estadão
E acessar estes documentos é muito fácil. Como na maioria dos assuntos referentes ao IR, tudo será realizado por meio do e-CAC, portal online da Receita Federal. Por lá, o melhor é utilizar senha Gov.br, do governo federal, já que isso dará uma entrada irrestrita ao sistema.
Quando já estiver logado, vá até a aba “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, clique em “Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)”. Nesta seção será possível selecionar o “Exercício”. Por exemplo, 2023 é o exercício, que tem como ano-calendário 2022. Dois arquivos ficam disponíveis em cada ano que se possui declaração transmitida à base da Receita: cópia do recibo da declaração e cópia da própria declaração. Basta clicar no ícone de PDF, que o download será feito para o computador.
Quem tem de declarar IR?
Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 vão precisar apresentar a prestação de contas ao Fisco. Nesta categoria se encaixa, por exemplo, o salário recebido por profissional que atua sob regime de CLT.
E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário - ou ano-base - 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco clique aqui.
Confira o calendário de restituição do IR de 2023
- 1˚ lote: 31 de maio
- 2˚ lote: 30 de junho
- 3˚ lote: 31 de julho
- 4˚ lote: 31 de agosto
- 5˚ lote: 29 de setembro
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.