O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março, um sábado. Ele é tratado pelo comércio como uma espécie de Black Friday do primeiro semestre, já que é uma data em que os lojistas aproveitam para impulsionar as suas vendas por meio de descontos. Em 2024, o evento movimentou R$ 602,8 milhões, com expectativas otimistas para 2025, apesar dos desafios econômicos, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio- SP).
A entidade orienta aos lojistas que ampliem as promoções para além do dia 15, e crie uma semana inteira de ofertas. A dica vale tanto para as lojas físicas quanto as online, sobretudo nos segmentos de saúde, beleza, bebidas, eletrônicos e vestuário.
Segundo a entidade, além de observar as tendências dos consumidores, a dica para os lojistas é usar a criatividade e criar kits, com o objetivo do aumento do valor de tíquete médio. Estímulo ao uso do Pix, criar estratégias e descontos progressivos e, sobretudo, dar descontos reais –principalmente porque os clientes estão de olho nos preços– são algumas das orientações da entidade.

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O que é o Dia do Consumidor?
Denominado oficialmente Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a data foi criada em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falou em um discurso sobre o direito do consumidor à segurança, à escolha, à informação e a ser ouvido. O discurso pode ser conferido na íntegra neste link (em inglês).
Apesar de ter sido criado em 1962, ele só passou a ser comemorado (e explorado pelo comércio) em 1983, quando a Consumers International, uma entidade mundial de comércio, passou a celebrar a data.