Os produtos e serviços mais procurados para o Dia dos Namorados sofreram um aumento médio de 1,16%, nos últimos 12 meses. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), com base em 25 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S). A alta representa quase metade da inflação geral apurada no mesmo período pelo IPC-S, que foi de 3,28%.
No caso dos sete serviços analisados para o Dia dos Namorados, houve aumento médio de 4,14%, com destaque para as academias de ginásticas, com alta de 5,18%. Outros itens com os maiores aumentos foram cinema (4,68%), hotel/motel (4,52%) e salão de beleza (4,46%).
Já entre os 18 produtos escolhidos com frequência para presente, o cenário é inverso, com queda média de -1,31%. As maiores reduções vieram principalmente dos cosméticos: sabonete (-7,25%), xampu, condicionador e creme (-2,59%) e perfume (-2,02%); produtos eletrônicos também foram destaque na redução dos preços com celulares (-4,38%) e computadores e periféricos (-4,06%).
Apesar das quedas, alguns produtos que estão na lista de presente também apresentaram aumento, como livros (4,86%), relógio (4,16%), produtos para barba (4,15%) e cintos e bolsas (2,11%), que registraram as altas mais expressivas.
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Segundo Matheus Dias, economista do Ibre-FGV, a inflação no setor de serviços está tipicamente associada ao grau de rigidez dos custos do setor e à dinâmica da atividade econômica. “Em 2023, o rendimento médio real teve um aumento de 7,5%. No mesmo ano, o PIB apresentou um crescimento de 2,9%. Em conjunto, esses fatores explicam o processo de pressão nos preços de serviços de lazer, hospedagem e cuidados pessoais”, avalia.
De acordo com o economista, os setores de bens duráveis e semiduráveis apresentam desaceleração desde o início de 2023. “A principal causa é o ciclo de aperto monetário implementado pelo Banco Central do Brasil, com a taxa Selic atingindo 13,75% entre agosto de 2022 e julho de 2023. O aumento da taxa Selic, combinado com a alta da inflação, leva o consumidor a ser mais cauteloso em suas compras. Prioriza-se itens essenciais, enquanto a aquisição de itens como celulares e computadores é adiada”, explicou.
Veja abaixo a variação média nos últimos 12 meses dos 25 serviços e produtos analisados pela FGV para o Dia dos Namorados:
Serviços e produtos para o Dia dos Namorados: 1,16%
Serviços para o Dia dos Namorados: 4,14%
- Academia de ginástica: 5,18%
- Cinema: 4,68%
- Hotel/Motel: 4,52%
- Salão de beleza: 4,46%
- Restaurantes: 3,94%
- Teatro: 3,17%
- Show musical: 2,87%
Produtos para o Dia dos Namorados: -1,31%
- Livros: 4,86%
- Relógio: 4,16%
- Produtos para barba: 4,15%
- Cintos e bolsas: 2,11%
- Bijuterias: 1,99%
- Bombons e chocolates: 1,27%
- Calçados masculinos: 1,24%
- Artigo de maquilagem: 0,59%
- Calçados femininos: 0,32%
- Bicicleta: 0,26%
- Roupas masculinas: 0,13%
- Vinho: -0,12%
- Roupas femininas: -1,45%
- Perfume: -2,02%
- Shampoo, condicionador e creme: -2,59%
- Computador e periféricos: -4,06%
- Aparelho telefônico celular: -4,38%
- Sabonete: -7,25%
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