Comprar um diamante ainda pode estar fora da realidade de muitas pessoas, mas está um pouco mais acessível atualmente. Nos últimos dois anos, o preço dos diamantes naturais caiu 26%. Os diamantes cultivados em laboratório, por sua vez, caíram 74% em comparação com seus preços em 2020, de acordo com dados de um relatório da Tenoris, que monitora os preços de venda de diamantes, divulgado pelo Guardian.
A notícia chega enquanto a gigante dos diamantes De Beers relatou recentemente que começou 2024 com um estoque de US$ 2 bilhões em diamantes e não conseguiu reduzir muito essa quantidade ao longo do ano. A demanda está em declínio há vários anos devido à inflação, à desaceleração no setor de luxo, a menos propostas de casamento em um mundo pós-coronavírus e ao aumento do interesse da geração Z em diamantes cultivados em laboratório. A demanda na China também diminuiu.
As vendas da De Beers no primeiro semestre do ano passado caíram 20% em comparação ao ano anterior.
Os preços dos diamantes atingiram o pico em 2022, de acordo com a Tenoris. Desde então, o preço médio de um diamante natural de um quilate caiu em mais de US$ 1.800. Os diamantes cultivados em laboratório do mesmo tamanho tiveram preços médios caindo de US$ 3.410 para um corte de um quilate para US$ 892.
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Os vendedores de diamantes estão reagindo aos relatórios, no entanto. Em uma declaração conjunta, a organização comercial Diamond Dealers Club e a Associação de Fabricantes e Importadores de Diamantes dos Estados Unidos insistiram que o mercado de diamantes naturais está estável e que até viram alguma melhora no ano passado.
“A maioria dos joalheiros relatou um desempenho sólido no final do ano, com níveis de vendas estáveis ou melhorando em comparação ao ano anterior”, disseram os grupos. “As organizações comerciais que assinam abaixo, que representam milhares de profissionais em toda a indústria de diamantes, rejeitam narrativas enganosas que sugerem que os preços dos diamantes naturais estão amplamente enfraquecendo. Embora anomalias isoladas de preços possam existir no mercado, elas não são indicativas de tendências gerais.”
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