PUBLICIDADE

Publicidade

Empréstimo do Auxílio Brasil começa nesta segunda; veja em quais bancos contratar

Taxa máxima de juros permitida para este empréstimo consignado é de 3,5% ao mês

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil começa a ser oferecido a benefíciários nesta segunda-feira, 10. O crédito pode ser oferecido por 12 instituições financeiras habilitadas, entre elas a Caixa Econômica, a quem recebe o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família; empréstimo consignado para os beneficiários começa nesta segunda-feira, 10 Foto: Governo Federal/ Reprodução

PUBLICIDADE

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, disse em uma rede social que o banco começará a liberar o empréstimo em lotéricas e agências nesta terça-feira. “Preparando hoje o digital e amanhã nas lotéricas e agências muita conscientização para renegociarem dívidas e para os que são autônomos e informais”, escreveu ela em uma postagem em sua página oficial no Instagram.

O texto foi escrito sobre um banner do Ministério da Cidadania, responsável pelas regras do empréstimo, sobre a autorização para que os bancos ofertem os recursos. Na semana passada, Marques disse que o crédito provavelmente seria liberado pela Caixa perto do dia 15 de outubro, próximo sábado. No entanto, afirmou que o banco ainda estava fazendo estudos junto ao ministério.

A Caixa foi um dos 12 bancos habilitados pela pasta a oferecerem o consignado do Auxílio Brasil. Entre os cinco maiores bancos do País, foi a única habilitada. . Como antecipou o Estadão, grandes bancos resolveram ficar de fora da oferta do consignado.

Saiba quais são as instituições financeiras habilitadas

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Agibank S/A
  • Banco Crefisa S/A
  • Banco Daycoval S/A
  • Banco Pan S/A
  • Banco Safra S/A
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Nesse modelo de empréstimo consignado, o valor de cada parcela é descontado diretamente do valor mensal do benefício. Dessa forma, quem contratar o empréstimo terá o valor descontado automaticamente, o que garante o pagamento à instituição financeira. Por isso, é possível aplicar juros mais baixos.

A taxa máxima de juros permitida para o empréstimo consignado em benefícios do Programa Auxílio Brasil é de 3,5% ao mês. É possível pesquisar a taxa junto às instituições. Como mostrou o Estadão, a modalidade é vista por analistas como eleitoreira e com grande potencial de ampliação do endividamento das famílias.

Publicidade

Entenda mais sobre o empréstimo

O empréstimo pode ser feito pelo responsável familiar da família beneficiária do Auxílio Brasil ou titular do Benefício de Prestação Continuada. O pedido é feito nas instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania, listadas acima.

A parcela pode ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento será descontado mensalmente, direto no benefício da família, e pode ser realizado em até 24 parcelas mensais./Colaborou Matheus Piovesana

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.