Ford oficializa entrega de fábrica para governo baiano, e BYD assume instalações na segunda-feira

Em evento com o presidente mundial, grupo chinês fará cerimônia da ‘pedra fundamental’ para marcar a posse da fábrica; valor pago à Ford é estimado em até R$ 150 milhões

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Cleide Silva
Atualização:

A Ford e governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato de transação para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a BYD. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras para as modificações que serão feitas na unidade.

PUBLICIDADE

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a estimativa de valor a ser pago à Ford era entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.

“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, diz a montadora americana em uma curta nota.

Linha de produção da Ford na Bahia antes do fechamento Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sigla em inglês para Build Your Dreams, a BYD já tem três fábricas no País de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). No mês passado, foi líder em vendas no Brasil de carros eletrificados com os modelos Dolphin, Yuan e Song Plus.

Publicidade

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca. No mesmo período, foi anunciado o encerramento das atividades da planta de Taubaté, onde eram feitos motores, e a do Ceará, da marca Troller. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já tinha fechado as portas dois anos antes. Somente essa unidade ainda não foi vendida.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.