Fundo de resgate da Grécia confirma repasse de € 18 bi aos bancos do país

O National Bank of Greece recebeu 7,43 bilhões de euros, o Alpha Bank recebeu 1,9 bilhão de euros, o EFG Eurobank Ergasias 3,97 bilhões de euros e o Piraeus Bank recebeu 4,7 bilhões de euros

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Álvaro Campos e da Agência Estado

O Fundo Helênico de Estabilidade Financeira (HFSF, na sigla em inglês) confirmou oficialmente que distribuiu ontem 18 bilhões de euros em ajuda para os quatro maiores bancos da Grécia, para que eles possam cobrir perdas decorrentes da reestruturação da dívida do país, concluída em março.

PUBLICIDADE

Segundo o HFSF, o National Bank of Greece recebeu 7,43 bilhões de euros, o Alpha Bank recebeu 1,9 bilhão de euros, o EFG Eurobank Ergasias recebeu 3,97 bilhões de euros e o Piraeus Bank recebeu 4,7 bilhões de euros.

"Esse capital restaura o nível de adequação de capital desses bancos e garante o acesso deles a provisões de financiamentos de liquidez do Banco Central Europeu (BCE) e do Sistema do Euro", diz o Fundo no comunicado oficial. "Os bancos agora têm recursos financeiros suficientes para ajudar a economia real". Essas quatro grandes instituições respondem por quase 80% dos ativos do sistema bancário grego.

A Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) já transferiu 25 bilhões de euros em bônus para o HFSF, dos quais esses 18 bilhões de euros liberados ontem servirão como empréstimos-ponte até que essas instituições concluam uma recapitalização formal, ainda este ano. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.