Projeto de subsidiária da Eletrobras obtém primeira certificação de hidrogênio renovável do País

Empreendimento de Furnas em Itumbiara foi inaugurado em dezembro de 2021 e já produziu 3 toneladas de hidrogênio verde

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Isabela Moya

A Eletrobras informou nesta terça-feira, 7, que a planta de hidrogênio verde (H₂V) em Itumbiara (MG/GO), empreendimento de Furnas Centrais Elétricas, subsidiaria integral da companhia, obteve o Certificado de Hidrogênio de Fonte Renovável da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

PUBLICIDADE

A implantação do projeto da planta piloto de hidrogênio renovável em Itumbiara se iniciou em maio de 2018, com inauguração em dezembro de 2021. Atualmente já foram produzidas 3 toneladas de H₂V.

A certificação da CCEE lançada em dezembro de 2022 é a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável, sendo uma ferramenta de caráter comprobatório que o hidrogênio foi produzido a partir de fontes renováveis de energia, diz a Eletrobras.

Certificação comprova que hidrogênio foi produzido a partir de fontes renováveis de energia, diz Eletrobras Foto: Marcos Arcoverde/Estadão

“Como líder em geração e transmissão de energia elétrica no País, e em linha com sua estratégia de descarbonização, a Eletrobras segue contribuindo para que a matriz energética brasileira seja uma das mais limpas e renováveis do mundo e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência”, completa a companhia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.