Cerca de 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, aponta uma pesquisa de cibersegurança da Nord Security. Entre os incidentes cibernéticos mais frequentes, os casos mais mencionados pelos entrevistados foram aqueles relacionados a finanças e informações bancárias.
A pesquisa foi realizada com 1.194 brasileiros acima de 18 anos, entre 20 e 22 de março de 2023. Apesar de a maioria dos entrevistados já ter sofrido algum tipo de golpe online, 69% também foram capazes de reconhecer todas as ameaças virtuais em análise pelo levantamento.
Além disso, 26% dos entrevistados alegam que tiveram seus dispositivos infectados por um vírus, malware ou spyware durante o ano passado. Segundo a Nord, o resultado mostra que estar ciente dos golpes não é suficiente para evitá-los. “É imperativo também aliar o conhecimento às boas práticas e ao emprego de medidas de prevenção eficientes”, escreve a empresa em comunicado.
Golpes mais frequentes
Os crimes virtuais relacionados a pagamentos por Pix e fraudes com cartões bancários são os mais perigosos para 75% e 74% dos brasileiros, respectivamente. Confira os os incidentes mais comumente enfrentados:
- Fraudes financeiras ocasionadas por Pix (15%)
- Dados de cartões roubados (15%)
- Lojas falsas na internet (15%)
- Infecção de dispositivos por vírus que roubam dados pessoais e bancários (13%)
- Fraudes envolvendo boletos falsos (12%)
- Roubo de senha e invasão de conta privada (12%)
- Roubo de dados pessoais confidenciais (11%)
Como se proteger?
A Nord recomenda algumas estratégias para prevenir a aplicação de golpes. Confira:
- Utilize senhas complexas e únicas para cada conta. Evite usar informações pessoais como parte dos códigos.
- Instale programas de segurança cibernética, como antivírus, gerenciador de senhas e uma VPN.
- Cuidado ao clicar em links suspeitos. Evite downloads de fontes desconhecidas.
- Atualize todos os seus sistemas e aplicativos para ter os mecanismos mais recentes de segurança.
- Não forneça informações pessoais a terceiros suspeitos, especialmente em canais não oficiais, como mensagens em redes sociais.
- Revise seus extratos bancários e contas de cartão de crédito regularmente para conferir se há compras não autorizadas.
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