A revista Fortune divulgou na terça-feira, 19, a primeira edição do The Modern Board 25, ranking que classifica os conselhos de administração mais inovadores entre as companhias do S&P 500. A Microsoft ocupa o primeiro lugar da lista, seguida pela Hewlett Packard Enterprise, Walgreens Boots Alliance, Intel e 3M (veja o ranking completo no fim da matéria).
A lista foi elaborada com base em um sistema desenvolvido pela Fortune em parceria com o Diligent Institute, braço de pesquisa e think tank da Diligent, empresa global de software de governança corporativa. Entre os critérios utilizados estão a experiência e a independência dos membros do conselho, a diversidade do conselho (incluindo de gênero, idade e nacionalidade) e as práticas ESG (sigla em inglês que se refere a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa das empresas). Foram atribuídos pontos aos critérios e as 25 companhias que aparecem no ranking tiveram as maiores pontuações.
Segundo a Fortune, o conselho de administração da Microsoft se saiu bem na avaliação dos critérios de independência, experiência e ESG, com oito de seus doze membros representando diversidade de gênero e racial. A revista também aponta que a Microsoft terá um grande desafio depois de comprar a Activision Blizzard, já que a empresa de videogames esteve envolvida em escândalos com relação a um suposto ambientede trabalho tóxico. O conselho de administração da Microsoft é formado por:
- Satya Nadella, também Chief Executive Officer (CEO) da empresa;
- John W. Thompson, Lead Independente Director e, segundo a Fortune, considerado um dos mais proeminantes executivos negros no setor da tecnologia;
- Reid Hoffman, da Greylock Partners, também co-fundador do LinkedIn, que se juntou ao conselho em 2017, depois que a Microsoft comprou sua companhia;
- Hugh Johnston, Chief Financial Officer (CFO) da PepsiCo;
- Teri List, ex-CFO da Gap;
- Sandra E. Peterson, da Clayton, Dubilier & Rice, também ex-presidente global da Johnson & Johnson;
- Penny Pritzker, fundadora da PSP Partners e ex-Secretária de Comércio dos Estados Unidos;
- Carlos Rodriguez, CEO da ADP;
- Charles W. Scharf, CEO e Presidente da Wells Fargo & Company;
- John W. Stanton, presidente da Trilogy Partnerships;
- Emma Walmsley, CEO da GlaxoSmithKline;
- Padmasree Warrior, fundadora, presidente e CEO do Fable Group.
"The Modern Board 25 é a nossa lista dos mais inovadores conselhos de administração entre as companhias do S&P 500", descreve a página do ranking. "É baseada na crença de que, em um ambiente de negócios que muda rapidamente, a inovação no nível do conselho - e a alta performance que a acompanha - pode ser prevista com base em quem está na sala. À medida que as companhias buscam conduzir mudanças nas estratégias de talento, diversidade, sustentabilidade e questões sociais, elas precisarão de uma liderança mais diversificada no topo. Mas também precisarão do entendimento e da força que vêm com a experiência."
Veja quais são os 25 conselhos de administração mais inovadores, segundo a Fortune:
- Microsoft
- Hewlett Packard Enterprise
- Walgreens Boots Alliance
- Intel
- 3M
- Baker Hughes
- Anthem
- Linde
- HP
- Amazon
- Newmont
- Automatic Data Processing
- CVS Health
- State Street
- Philip Morris International
- Healthpeak Properties
- Walmart
- Citigroup
- Goldman Sachs Group
- NortonLifeLock
- Best Buy
- PayPal Holdings
- Bristol-Myers Squibb
- Wynn Resorts
- Danaher
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.