A inflação nos EUA no acumulado de 12 meses recuou de 6,4% em janeiro para 6% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em fevereiro ante o mês anterior, segundo dados com ajustes sazonais. O resultado ficou alinhado com a mediana de analistas consultados pelo Estadão/Broadcast.
O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,5% na comparação mensal de fevereiro, superando o consenso de alta de 0,4% do mercado.
LEIA TAMBÉM
Colapso de bancos
Dois bancos norte-americanos anunciaram falência na semana passada: o Silicon Valley Bank (SVB), na sexta-feira, e o Signature Bank, dois dias depois. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu responsabilizar os culpados pela falência dos bancos.
O BMO Capital afirmou, em comentário a clientes, que o índice de inflação americana, tomado sozinho, daria como certo uma alta de 25 pontos-base na próxima semana pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Ao mesmo tempo, o banco de investimentos adverte que o estresse visto em bancos regionais do país nos últimos dias lança dúvidas sobre qual será a decisão dos dirigentes. O BMO diz que será preciso ter mais clareza sobre o sucesso para limitar o contágio no restante do setor bancário dos problemas com o SVB e o Signature Bank.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.