O ex-ministro da Economia Paulo Guedes e o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida, que também foi secretário de Política Econômica de Guedes, decidiram colocar em livro a experiência que tiveram no governo.
De acordo com uma publicação feita por Sachsida no Linkedin nesta terça-feira, 5, a obra está em processo de conclusão e de definição da editora e da data de lançamento e recebeu o título provisório de A política econômica no período 2019-2022: Consolidação fiscal e reformas pró-mercado para aumento de produtividade.
“Meus amigos, com muito prazer informo que após quase um ano de trabalho estamos terminando nosso livro sobre a política econômica do período 2019-22. O ministro Paulo Guedes e eu procuramos retratar da melhor maneira possível nossa estratégia de política econômica, seus fundamentos teóricos e sua materialização em medidas legislativas”, afirma Sachsida no post.
Segundo ele, o livro contou com a participação de diversos profissionais que ocupavam posições-chave nos dois ministérios e “ajudaram a elaborar, operacionalizar e implementar” as políticas públicas na época. Sachsida diz que, em breve dará “mais detalhes” sobre a publicação, mas antecipou desde já a estrutura do novo livro.
A obra deverá abordar, de acordo com o ex-ministro, a política econômica centrada no “binômio” consolidação fiscal e reformas pró-mercado; as agendas macro e microeconômica implementadas no governo passado; e o que ele chama de “reformas silenciosas; além de trazer observações sobre o futuro da economia brasileira e mundial e um guia para a implementação de uma política econômica liberal nos governos federal, estaduais e municipais. O livro incluir ainda um capítulo à parte para a resposta de política econômica à pandemia e um conjunto de dados comparando os principais indicadores socioeconômicos do País no fim do governo Bolsonaro com os de governo anteriores.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.